Atibaia tem 100% dos leitos de Covid-19 ocupados na rede pública
8 de março de 2021 | 17h43

Atibaia tem 100% dos leitos de Covid-19 ocupados na rede pública

Prefeitura investiu na aquisição de respiradores e demais equipamentos para instalação de mais dois leitos na Santa Casa de Atibaia; Rede particular também está com ocupação de leitos próxima do limite

Com o aumento significativo de casos positivos de Covid-19 em todo o país, assim como em Atibaia, a cidade atingiu 100% de ocupação dos leitos da rede pública (SUS) destinados ao tratamento da doença e a rede particular também já está próxima de seu limite.

No momento, em enfermaria, dos sete leitos da rede pública (SUS) disponíveis, sendo três contratados (para uso do SUS) e quatro próprios, todas as sete vagas já estão ocupadas, e ainda há um leito excedente já ocupado na cidade. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, na Santa Casa de Atibaia há quatro vagas para tratamento de Covid-19, mas cinco pacientes positivados estão sendo tratados atualmente, excedendo o número de vagas disponíveis e ocupando um leito destinado a paciente de outras doenças. As outras três vagas de enfermaria disponíveis para pacientes de Atibaia via SUS são contratadas pela Prefeitura em hospitais particulares da região e também já estão ocupadas. E na rede particular de Atibaia (Ahma e Sabin) a situação também se aproxima do limite e, dos 29 leitos de enfermaria disponíveis, 28 vagas já estão ocupadas.

Em UTI o cenário também preocupa: dos sete leitos da rede pública (SUS) disponíveis, sendo cinco contratados (três no Hospital Bragantino e dois na Santa Casa de Socorro) e dois próprios, todas as sete vagas já estão ocupadas. Na rede particular de Atibaia, dos 35 leitos de UTI disponíveis (Amha e Sabin), 27 vagas já estão ocupadas, restando apenas oito vagas remanescentes no Hospital Novo Atibaia.

Além disso, todos os leitos regionais, de enfermaria e UTI, também estão 100% ocupados no momento, totalizando 72 pacientes.

Buscando justamente ampliar a estrutura de atendimento diante do aumento do número de casos de Covid-19 em todo o país, na semana passada a Prefeitura de Atibaia já havia contratado leitos em hospitais particulares (para uso do SUS) e recentemente também adquiriu respiradores e demais equipamentos para instalação de leitos de enfermaria destinados ao tratamento de Covid-19 na Santa Casa de Atibaia.

*Atualização às 10h01 do dia 09 de março de 2021.