Comida, diversão e arte: 1º Festival Literário de Atibaia prestigia autores e livreiros da região
20 de maio de 2022 | 14h37

Comida, diversão e arte: 1º Festival Literário de Atibaia prestigia autores e livreiros da região

Food trucks, feira de troca de livros, palestras, oficinas, espetáculos teatrais e shows acontecem de 20 a 22 de maio no Cine Itá, no Centro Cultural André Carneiro e na Praça da Matriz

Começa hoje, dia 20 de maio, o 1º Festival Literário de Atibaia, uma celebração dos livros e da literatura que promete agradar a públicos de diferentes idades e estilos. Sarau, palestras, oficinas, espetáculos teatrais, contação de histórias, lançamentos de livros e shows, a programação desta primeira edição conta com 26 atividades gratuitas que acontecem no Cine Itá Cultural, no Centro Cultural André Carneiro e na Praça da Matriz. No trajeto que liga os três espaços, ainda tem feira literária com escritores, editoras e livrarias da região, feira de troca de livros e espaço gastronômico com food trucks.

A abertura do festival acontece hoje (20), às 15h, na Praça da Matriz, com o Sarau da Jandyra, movimento cultural inspirado pela professora, musicista, regente e articuladora cultural de Atibaia, Jandira Massoni. A apresentação do grupo – que promove saraus em Atibaia e região, com foco na arte produzida e pensada por mulheres e meninas – contará com a participação do bloco ATA-ME. Essa diversidade e representatividade pautaram toda a programação desta primeira edição, que busca valorizar os artistas e coletivos de Atibaia e região.

Com a proposta de disseminar e promover a literatura na cidade, o que inclui as suas múltiplas manifestações e relações com a música, o teatro e outras artes, o festival vai explorar algumas dessas vertentes nas oficinas com artistas da região que acontecerão no Cine Itá Cultural. Tem oficina de poesia criativa com a psicóloga e escritora Cátia Messias; fotografia e poesia utilizando o celular, coordenada pela artista visual Alline Nakamura; roteiro para história em quadrinhos, com o artista Márcio Zago; e de minicontos, dirigida pela escritora Marly de Souza.

Também no Cine Itá Cultural, três premiados espetáculos trazem a literatura ao palco do teatro: “Concerto de Ispinho e Fulô”, uma homenagem da Cia. do Tijolo ao centenário do poeta Patativa do Assaré; “Vidas Secas”, da Cia. Caravan Maschera, uma encenação que utiliza teatro de bonecos e máscaras para recontar o célebre romance de Graciliano Ramos; e “Dom Quixote, o cavaleiro sonhador”, uma inusitada e surpreendente adaptação do clássico da literatura representada pelo Núcleo Histórias e Objetos.

Arte da palavra
Da atividade de ghostwriter ao lugar da poesia e da letra na música, passando pela literatura egípcia, mas também abordando o mercado editorial brasileiro sob a perspectiva de uma editora independente e sem deixar de incluir a importância da oralidade na transmissão de conhecimentos de povos ancestrais, o festival percorrerá diversos aspectos e temas do universo literário, construindo importantes espaços de encontro e formação de autores e leitores nas palestras, debates e rodas de conversa que acontecerão durante o festival.

Procurando atrair participantes de todas as idades, o festival também traz atrações especiais no Centro Cultural André Carneiro, onde o Clube da Terceira Idade realizará uma conferência e acontecerão as apresentações de contação de histórias da Ong Consciência Solidária (Grupo Conta Comigo), “Contos a Céu Aberto – Narração Artística de Histórias” e “Do Tamanho de um Botão – Histórias para Bebês”.

Durante o festival, teremos ainda lançamentos de livros de escritores locais e muita animação nas apresentações musicais de artistas da região, compondo uma bonita celebração da arte da palavra, com aquele gostinho de quermesse do interior. A programação completa está disponível AQUI.

print