266ª Cavalhada de Atibaia acontece na quarta-feira, dia 26
18 de dezembro de 2018 | 17h44

266ª Cavalhada de Atibaia acontece na quarta-feira, dia 26

Prefeitura estipulou regras em decreto municipal para garantir a organização,
a segurança e o bem-estar de pessoas e animais participantes

Na próxima quarta-feira, dia 26 de dezembro, a partir das 9h, acontece no município a 266ª edição da Cavalhada de Atibaia em louvor a Nossa Senhora do Rosário, patrimônio cultural do município, integrante das festividades do Ciclo Natalino, e que tem seu primeiro registro datado no ano de 1.752. Para garantir que o evento transcorra novamente de forma organizada e segura, preservando os munícipes e zelando pelo bem-estar animal, a Prefeitura instituiu normas de conduta e disciplina dos participantes e de fiscalização sobre trânsito, meio ambiente, zoonoses, vigilância sanitária, comércio e demais setores.

A Administração Municipal oferecerá, gratuitamente, um local exclusivo (único e obrigatório) para concentração e dispersão dos participantes e seus animais, em área pública na Alameda Santa Filomena, no bairro Ressaca. Não serão permitidos o embarque e o desembarque de animais fora dessas áreas, tampouco aglomerações, agrupamentos, conjuntos e/ou qualquer outra forma de paralisação durante o trajeto, salvo nos casos indispensáveis em que se fizer necessário zelar primordialmente pelo bem-estar do animal.

O trajeto do cortejo terá o seguinte itinerário: Saída/Concentração (ao lado da antiga Mercotubos); Alameda Santa Filomena; Avenida Professor Odair da Silva Pinto; Travessia sob a Rodovia Dom Pedro I – SP 65; Avenida Jerônimo de Camargo; Rua Agenor Pedroso de Souza; Rua Doutor Zeferino Alves do Amaral; Rua Adolfo André; Rua Lourenço Franco; Praça Guilherme Gonçalves; Largo do Rosário (Igreja do Rosário); Avenida Nove de Julho; Rua Monsenhor Kohly; Rua Doutor Zeferino Alves do Amaral; Rua Estudante Ednaldo Aparecido Salles; Avenida Jerônimo de Camargo; Travessia sob a Rodovia Dom Pedro I – SP 65; Avenida Professor Odair da Silva Pinto; Alameda Santa Filomena; Retorno/Dispersão (ao lado da antiga Mercotubos).

Para participar da 266ª Cavalhada os interessados deverão realizar, no local da concentração, cadastro e inscrição junto à comissão organizadora do Ciclo Natalino de Atibaia 2018, além de cumprir outras exigências: crianças e menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsáveis; é preciso respeitar rigorosamente os horários e o trajeto definido para o cortejo; e os participantes devem estar com seus animais devidamente equipados com ferraduras, selas, arreios e/ou itens similares.

Os participantes não poderão conduzir animais com pessoas na garupa, na frente, em pé ou em outro meio que coloque em risco a pessoa ou o animal; e não serão permitidos participantes visivelmente alcoolizados sobre o animal. Além disso, os animais visivelmente bravios, machucados, em condição corporal ruim e/ou com cavaleiro inexperiente poderão ser recolhidos à sede da concentração; e está proibido o uso de esporas e/ou estímulos pontiagudos, cortantes e/ou macerantes, que possam causar ferimento no animal.

Também não será permitido aos participantes e/ou equipe acompanhar o trajeto do cortejo com veículos particulares, sob pena de autuação e recolhimento; e os veículos dos participantes, bem como os de sua equipe ou acompanhantes, com equipamentos sonoros, aparelhos sonoros e/ou similares, não deverão permanecer nas vias e logradouros públicos antes e depois do evento e durante o trajeto do cortejo, com exceção feita ao caminhão de som oficial, que será o “abre alas” do cortejo.

Os participantes que descumprirem as determinações do evento estarão sujeitos às sanções previstas em legislação vigente e/ou sob pena de não poderem participar, além de terem o animal recolhido à sede da concentração e devolvido somente ao final do evento. A Prefeitura ainda ressalta que nos casos de animais montados e/ou atrelados em trânsito pelas vias públicas municipais deverão ser obedecidos a legislação municipal vigente e o Código de Trânsito Brasileiro e suas alterações.

Mais uma vez a Prefeitura prestará todo o apoio necessário durante o percurso para que o evento ocorra sem transtornos à população, sem maus-tratos aos animais e de forma segura aos espectadores e participantes. A Cavalhada é uma manifestação popular com origem religiosa, folclórica e cultural, já tradicional no município, inclusive prevista no calendário oficial de eventos da cidade, por isso o governo busca normatizá-la e fiscalizá-la com base nos direitos sobre interesses Individuais, Difusos e Coletivos (Constituição Federal, Título II, Artigo 5º, Inciso VI), bem como por razões de interesse público. Por isso, desde 2013 o Executivo vem estabelecendo regras rígidas para participação e atuando, dentro de suas prerrogativas, para oferecer o amparo necessário à realização do evento.

Vale lembrar que a Prefeitura publicou, na Imprensa Oficial Eletrônica do município do dia 8 de dezembro, o Decreto nº 8.708/18, que dispõe sobre a normatização e fiscalização da 266ª Cavalhada. O documento – que está disponível para consulta no site da Prefeitura e contém outras determinações, como regras para a comercialização de produtos em função do evento – vigorará somente no dia 26 de dezembro de 2018, data de realização da Cavalhada.

Nota atualizada dia 21 de dezembro, às 09h58