5° Encontro dos “Maluquinhos por Leitura” promove incentivo à leitura e à escrita
1 de agosto de 2019 | 15h04

5° Encontro dos “Maluquinhos por Leitura” promove incentivo à leitura e à escrita

Projeto reconhecido nacionalmente, pelo Prêmio Município Leitor, promove atividades que fazem parte do “Projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber”;
Mais de 1600 alunos da Rede Municipal de Ensino participam

A leitura é uma das ferramentas mais importantes no processo de aprendizagem e sabendo desta importância, a Prefeitura da Estância de Atibaia promoverá no auditório do Centro de Convenções “Victor Brecheret”, ações de incentivo à leitura e à escrita para aproximadamente 1650 alunos da Rede Municipal de Ensino. O “5° Encontro dos Maluquinhos por Leitura” acontece do dia 6 ao dia 9 de agosto e possibilita a participação de alunos do 1° ano da Rede Municipal.

Para um melhor desenvolvimento dos alunos nas habilidades de leitura e escrita em cada faixa etária, o projeto é dividido em subtítulos, sendo destinado ao 1º ano o tema “Maluquinhos por Leitura”. O personagem, da obra literária “O Menino Maluquinho”, do renomado cartunista e escritor Ziraldo, tornou-se o mascote das salas de 1° ano, incentivando a leitura e a escrita de maneira lúdica e prazerosa.

O Projeto é reconhecido nacionalmente pelo “Prêmio Município Leitor” e é responsável por promover um trabalho educacional, voltado para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, bem como sua capacidade de interpretar, produzir, ler e pronunciar o mundo. A ação visa estimular e enfatizar a importância da leitura e da escrita; popularizar o livro e fomentar a leitura; e possibilitar o contato com o gênero “teatro”.

A programação do encontro conta com sessões teatrais, inspiradas na obra do “Menino Maluquinho”, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h. Serão distribuídos livros para todos os alunos do 1° ano da Rede Municipal de Ensino, com o intuito de marcar na memória de cada criança, a alegria e o prazer que a leitura pode proporcionar.

É importante ressaltar que a peça teatral retrata a obra “O Menino Maluquinho” de maneira poética, onde os principais assuntos da infância são mostrados sob o ponto de vista do Maluquinho e seus amigos. Desta forma, temáticas como: identidade, meio ambiente, escola, amizade, família, alimentação e higiene levam o aluno a se identificar com o personagem principal.

Modo Texto