6º Festival Gastronômico de Atibaia começa nesta sexta-feira (5)
4 de agosto de 2022 | 13h15

6º Festival Gastronômico de Atibaia começa nesta sexta-feira (5)

Festival acontece até 18 de setembro e elegerá os melhores
combos gastronômicos entre 57 estabelecimentos participantes

A 6ª edição do Festival Gastronômico de Atibaia tem início nesta sexta-feira (5) e, este ano, contará com 57 estabelecimentos participantes e definirá os melhores combos gastronômicos. Conforme a Secretaria de Turismo da Prefeitura, os combos serão comercializados no valor fixo de R$ 79,90, terão que permanecer nos cardápios dos estabelecimentos durante todo o período do festival e necessitam conter três itens dentre quatro categorias: entrada, prato principal, sobremesa e bebidas.

Desta vez não haverá a exigência de que a receita contenha o morango, fruta símbolo de Atibaia, que recebeu o título de “Capital Nacional do Morango” após sanção de lei pelo Governo Federal. Outra novidade do festival em 2022 é que, graças a uma parceria da Prefeitura junto ao Convém Supermercados e a Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau (ARC&VB), haverá uma premiação em vale-compras de mercadorias (com exceção dos produtos do Art. 10 do Decreto nº 70.951/72) da loja do Convém para os três estabelecimentos melhores classificados conforme a avaliação técnica do festival – com atribuição de notas para o sabor, a apresentação e a criatividade da receita e o atendimento do estabelecimento.

Além disso, três destaques populares – os três estabelecimentos mais votados pela internet ( VOTE AQUI ) – também receberão um prato decorativo, pintado a mão pela artista Vasti Plumari, como reconhecimento pelo destaque no festival. E ainda coube à artista a pintura de pratos decorativos que serão entregues a todos os 57 estabelecimentos inscritos no 6º Festival Gastronômico para registro da participação nesta edição.

As avaliações serão realizadas: pelo público (votação on-line), que receberá um código com direito a um desconto de 30% nos vinhos de importação própria do Convém Supermercados, parceiro do festival; e por avaliadores técnicos – profissionais da gastronomia caracterizados como clientes ocultos e que visitarão os estabelecimentos ou pedirão delivery. De acordo com a Secretaria de Turismo, a proposta da votação é que turistas e munícipes apreciem os pratos e prestigiem os estabelecimentos da cidade ao mesmo tempo em que também participam do festival como avaliadores.

Ainda segundo a Pasta, o objetivo do Festival Gastronômico é promover e valorizar a gastronomia do município. A quinta edição do festival, realizada de 31 de agosto a 3 de outubro de 2021, contabilizou 47 receitas inscritas, quase 5 mil pratos vendidos, cerca de R$ 149 mil aplicados diretamente em circulação no município, 21 bairros envolvidos e 2.327 votos que premiaram os melhores pratos doces e salgados, todos contando com o morango na receita.

Confira os Estabelecimentos e combos participantes do 6º Festival Gastronômico

 

*Atualizado em 05/08/2022, às 10h58

print