16 de dezembro de 2016 | 16h47

780 famílias de Atibaia recebem moradias pelo Programa “HabitAção”

Unidades fazem parte dos Residenciais Jerônimo de Camargo 3, 4 e 5, no bairro Caetetuba

entrega_chavesAconteceu na quinta-feira, dia 15 de dezembro de 2016, a entrega das chaves dos 780 apartamentos dos Residenciais Jerônimo de Camargo 3, 4 e 5. No evento, realizado no Residencial Jerônimo de Camargo 5 (Estrada Municipal Nossa Senhora das Brotas, n° 1285, Caetetuba), 780 famílias receberam as chaves de suas novas moradias.

Das 780 unidades, 50% foram sorteadas e 50% indicadas. As famílias indicadas são oriundas de áreas de risco e/ou remoção; que recebiam auxílio-moradia por serem vítimas de enchentes (como as que atingiram Atibaia em 2010 e 2011); ou que estavam em situação de vulnerabilidade social. Todas se enquadram nos critérios estabelecidos pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.

A entrega dos apartamentos é uma parceria entre a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria Municipal de Habitação de Interesse Social, pelo programa “HabitAção”; o Governo do Estado de São Paulo, pelo programa “Morar Bem, Viver Melhor” e Casa Paulista; e o Governo Federal, pelo programa “Minha Casa, Minha Vida” e Caixa Econômica Federal.

As 780 novas unidades contam com 45,57 m² de área útil, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos nas paredes da cozinha e do banheiro, medição individualizada de água e acessibilidade. Além disso, os Residenciais 3, 4 e 5 contam com toda infraestrutura, pavimentação, paisagismo, redes de água, esgoto e elétrica, centro comunitário, playground, quadra poliesportiva, estacionamento e portaria.

Somando as 780 novas unidades (Residenciais 3, 4 e 5) aos apartamentos dos Residenciais Jerônimo de Camargo 1 e 2 (700 unidades entregues em abril de 2015), e ainda os apartamentos do Conjunto Habitacional Caetetuba II (168 unidades entregues em março de 2014), o programa “HabitAção” da Prefeitura já beneficiou mais de 1600 famílias de Atibaia.

O governador do Estado de São Paulo ainda anunciou, durante a cerimônia, que está programada a construção de mais 252 unidades em Atibaia.

Trajetória

As 780 famílias que receberam os apartamentos passaram, nos últimos meses, por diversas reuniões do projeto de pré-ocupação com o objetivo de se conhecerem, elegerem líderes e receberem todas as orientações de gestão condominial.

Na manhã da última terça-feira, dia 13 de dezembro, foi concluída mais uma etapa do processo de entrega dos complexos habitacionais, com a assinatura dos contratos dos 280 apartamentos do Residencial Jerônimo de Camargo 4. As 500 famílias beneficiárias dos Residenciais Jerônimo de Camargo 3 e 5 já haviam assinado os documentos no mês de novembro.

A partir da próxima segunda-feira (19), as famílias já poderão iniciar suas mudanças para as novas moradias. Após as mudanças, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação de Interesse Social, dará continuidade ao trabalho técnico social com os moradores dos residenciais. A proposta é acompanhar as famílias até que os conjuntos tenham autonomia e gestão próprias.