9ª edição da Copinha de Fanfarras de Atibaia tem Escola Guilherme Pillegi Contesini como campeã geral
27 de novembro de 2018 | 12h15

Mais de mil estudantes de 17 escolas municipais de ensino fundamental
participaram do evento realizado pela Prefeitura no domingo, dia 25

Na manhã de domingo (25) a Prefeitura da Estância de Atibaia promoveu a 9ª edição da Copa Municipal de Fanfarras Mirins de Atibaia, a Copinha. Competiram no evento, realizado na Av. da Saudade, em frente ao prédio da Prefeitura, mais de mil estudantes de escolas municipais de ensino fundamental, todos alunos integrantes do projeto “Educando com Música e Cidadania”, mantido pelo Poder Executivo.

Durante a Copinha, os alunos apresentaram tudo o que aprenderam nas aulas do projeto ao longo do ano, em um verdadeiro espetáculo de cores, sons, danças e coreografias. Cada uma das 17 fanfarras mirins teve o tempo máximo de dez minutos para a apresentação na avenida. O julgamento, feito por um corpo de dez jurados, contou com avaliações nos quesitos: Pavilhão; Mor; Baliza; Corpo Coreográfico; Arranjo/Regência; Uniformidade/Instrumental; Ordem Unida; e Metais e Percussão.

As apresentações foram divididas em três blocos. No Bloco Azul, a campeã foi a EM Prefeito Takao Ono; no Bloco Amarelo, a vencedora foi a EM Professor Waldemar Bastos Buhler; e no Bloco Verde, vitória da EM Professor Guilherme Pileggi Contesini, que também levou o título de campeã geral do evento e manteve em seu poder a Bandeira Transitória da Copinha.

Ao todo, 17 fanfarrinhas das escolas municipais de ensino fundamental participaram da Copinha deste ano: Centro Integrado De Educação Municipal – CIEM; EM Prefeito Takao Ono; EM Padre Armando Tamassia; EM Professora Serafina de Luca Cherfen; EM Professora Maria José Cintra dos Santos; EM Professora Rosiris Maria Andreucci Stopa; EM Eva Cordula Hauer Vallejo; EM Professor Pedro de Alcântara Santos Silva; EM Professor Waldemar Bastos Buhler; EM Estudante Nelson José Pedroso; EM Therezinha Sirera; EM Doutor José Aparecido Ferreira Franco; EM Professora Maria Helena Faria Ferraz; EM Professor Francisco da Silveira Bueno; EM Prefeito Walter Engrácia de Oliveira; EM Professor Guilherme Pileggi Contesini; e EM Prefeito Gilberto Sant’anna.

Ao final do evento, os estudantes das escolas participantes, a Fanfarra Municipal de Atibaia – FAMA e o público presente entoaram o Grito de Guerra do evento. Além disso, a FAMA, com seus mais de 130 componentes, realizou uma apresentação especial encerrando a edição de 2018.

Participaram do evento o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza; o vice-prefeito Emil Ono; o chefe de Gabinete, Adauto Batista de Oliveira; a secretária de Educação interina, Silvia Campos; o secretário de Turismo, Bruno Leal; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile; e a coordenadora da Mulher, Georgina Piniano.

“Mais uma vez foi um belo evento, que reuniu mais de mil alunos de 17 escolas municipais da cidade. Parabéns aos envolvidos, de modo especial nossas equipes das secretarias de Cultura e Eventos e de Educação, assim como todos os participantes. Felicito também os vencedores e a Escola Municipal Guilherme Pileggi Contesini”, destacou o chefe do Executivo. A 9ª Copinha foi uma ação conjunta das Secretarias de Cultura e Eventos e de Educação da Prefeitura de Atibaia.

Educando com Música e Cidadania
Coordenado pela Secretaria de Cultura e Eventos e contando com a parceria da Secretaria de Educação, o “Educando com Música e Cidadania” é um projeto da Prefeitura que atende estudantes da rede pública municipal de ensino.

Além da Copinha, a iniciativa é responsável pela renomada Fanfarra Municipal de Atibaia – FAMA e também pelas aulas de música nas escolas municipais. Ao todo, mais de 1.500 pessoas estão envolvidas no projeto, desde crianças e jovens que aprendem música nas escolas municipais, até maestros, professores e monitores que compõem os grupos musicais da cidade.

O “Educando com Música e Cidadania” ainda é responsável pelas Faminhas polo Imperial e Centro, Orquestra de Câmara, Fama Dance, Big Band e Quinteto de Metais.