Abordadores sociais da Prefeitura ampliam atuação para acolhimento de moradores em situação de rua em Atibaia
4 de Janeiro de 2019 | 16h31

Objetivo é oferecer os serviços que são disponibilizados pela
área social às pessoas. Foco da ação foi o bairro da Ponte

Dando continuidade às ações de abordagem social feitas pelas equipes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), nesta sexta-feira (04), a Prefeitura da Estância de Atibaia promoveu uma ação direcionada às pessoas em situação de rua que fazem da ponte sobre o Rio Atibaia, no bairro do mesmo nome, suas moradias. Como o período das chuvas está começando, além da condição não apropriada para permanência dessas pessoas no local, a área oferece riscos, em função da possibilidade de subida repentina das águas.

O serviço de abordagem ofereceu aos moradores de rua o acolhimento no Centro de Acolhida, atendimento no Centro de Referencia da Pessoa em Situação de Rua – Centro Pop e, quando necessário, o encaminhamento à saúde. A finalidade da ação é prevenir risco de mortes, e oferecer uma melhor qualidade de vida às pessoas.

Participaram da ação equipes da abordagem social da Sads, Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrtutura. As duas últimas, tendo como foco de atuação o entorno da ponte para avaliação e realização dos serviços de limpeza necessários para a região, preparando-a para o período chuvoso.

Atualmente Atibaia tem cerca de 58 pessoas em situação de rua, sendo 95% cadastrados pelo serviços do Centro POP e da Casa de Passagem. O trabalho de cadastramento das pessoas é feito por busca ativa nas ruas e busca espontânea do próprio morador.

Políticas públicas – No último dia 27 de novembro, a Prefeitura realizou uma reunião no Fórum Cidadania para tratar de políticas públicas voltadas para as pessoas em situação de rua no município. O encontro teve o objetivo de interligar os diferentes setores que atuam nessa área, buscando promover um trabalho conjunto, coordenado, nos moldes do que vem sendo realizado pelo GGI Atibaia na área de segurança pública.

Durante o encontro, algumas medidas começaram a ser definidas: criação de um comitê intersecretarias para tratar do seguimento das pessoas em situação de rua, tendo em vista a pluralidade de demandas, de diversas áreas de atuação, como saúde, segurança e emprego e renda, além de entidades religiosas; campanha de sensibilização sobre o tema, divulgando os serviços ofertados pela Prefeitura e incentivando o direcionamento de doações para trabalhos socioassistenciais; construção de estratégias conjuntas entre o Poder Público e as demais instituições com atuação junto às pessoas em situação de rua, dentre outras.