25 de setembro de 2018 | 17h29

Ação entre Prefeitura de Atibaia e SIMBIOSE aborda erosão de solo

Atividade de educação ambiental contou com a presença de alunos da UNIFAAT

No último sábado (22) a Prefeitura da Estância de Atibaia, em parceria com a SIMBIOSE – Associação Serra do Itapetinga, Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos, promoveu uma atividade de estudo do meio em área do município que vem sofrendo processo erosivo. A ação de educação ambiental com foco em fragilidades e potencialidades do uso do solo contou com a participação de alunos do curso de Gestão Ambiental e de Engenharia Civil do Centro Universitário UNIFAAT.

De acordo com a Coordenadoria Especial de Meio Ambiente da Prefeitura, o objetivo da atividade foi verificar in loco uma área afetada por processo erosivo, abordando suas principais causas e consequências.

ILUSTRAÇÃO

Ainda segundo a Coordenadoria, durante o estudo do meio os participantes puderam compreender que a erosão dos solos tem causas relacionadas à própria natureza, como: atuação direta da água das chuvas; declividade; comprimento e forma das encostas; propriedades químicas e físicas dos solos; e tipo de cobertura vegetal; e também à ação antrópica, como o uso e manejo inadequado do solo que, geralmente, tende a acelerar os processos erosivos.

É importante ressaltar que Atibaia dispõe do Plano Municipal de Controle de Erosão, no qual são identificados os pontos críticos e as áreas suscetíveis à erosão do município, bem como são propostas diretrizes e recomendações na prevenção e controle dos processos erosivos.