Agenda Atibaia conta com festival cultural entre variados eventos
8 de abril de 2022 | 17h29

Agenda Atibaia conta com festival cultural entre variados eventos

Festival da Cultura tradicional, Encontro do Clube do Fusca, 6ª Dobrada Cultural e Domingo no Parque fazem parte da programação

A Agenda Atibaia conta com atrações promovidas pela Prefeitura da Estância de Atibaia durante os finais de semana no município. De 8 a 10 de abril, Atibaia será sede de um evento que promove arte, encontro e integração: o Festival da Cultura Tradicional. A celebração acontecerá na Estação Atibaia (Av. Jerônimo de Camargo, 6308, Vila Santo Antônio), das 10h às 20h na sexta-feira (8) e no sábado (9), das 10h às 18h no domingo (10). Com entrada gratuita, o festival será realizado com apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Cultura, e em parceria com as cidades do interior paulista.

Na retomada dos eventos presenciais, o festival será composto pela participação de cidades paulistas, representadas pela diversidade do artesanato, culinária típica e manifestações artísticas tradicionais, revelando os aspectos característicos do Estado de São Paulo. Durante os três dias do evento, os visitantes poderão desfrutar de diferentes apresentações direcionadas a toda a família.

Encontro do Clube do Fusca
Neste domingo (10) o estacionamento do Centro de Convenções de Atibaia ficará mais charmoso ao receber diversos modelos do carro mais amado do Brasil! O Clube do Fusca realizará seu encontro anual, em parceria com a Prefeitura, das 9h às 15h. Para entrada, é necessário doar 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade.

Durante o encontro, que marca os 15 anos do Clube do Fusca de Atibaia, serão expostos Fuscas dos integrantes do Clube de Atibaia, bem como de outras cidades, mantendo viva a história do Fusca e outros carros antigos, além de exposição da “Brasília Amarela” original dos Mamonas Assassinas, banda ícone dos anos 90. Poderão ser expostos toda linha VW a ar e veículos antigos de qualquer marca com mais de 30 anos de fabricação. O local também contará com muitas opções de lazer, além de grande praça de alimentação, comércio de peças e acessórios, parquinho e feira de artesanatos, espalhados nos dois estacionamentos do Centro de Convenções e Balneário.

6ª Dobrada Cultural de Atibaia
A 6ª edição da Dobrada Cultural de Atibaia, que teve início no último dia 27 de março, volta à sua programação nesta sexta-feira (8), com a apresentação da Lutheria – GuitarFree Jazz Standarts, às 20h, no Cine Itá. O trio GuitarFree Jazz Standards tem como proposta trazer ao público releituras de clássicos do Jazz e da música brasileira em versão instrumental. O grupo apresenta um som quente, improvisado (próprio da linguagem do Jazz) e com liberdade musical. No repertório da apresentação estarão clássicos como Autumn Leaves, Blue Bossa, The Chicken, Wave e Só danço Samba.

No sábado (9), às 19h30, no Cine Itá, acontece o espetáculo Oxente!, do Coro Cênico Intermusic Atibaia. O espetáculo conta com um repertório nordestino alegre e divertido, com músicos acompanhando o coro e retratando parte da cultura nordestina. Os arranjos são escritos especialmente para a formação e levam ao público um show diferente e inesquecível.

Com banda ao vivo, o musical Carrossel promete alegrar o público no domingo (10), às 17h, no Cine Itá. O musical conta com o elenco do curso de Teatro Musical da Intermusic Escola de Música.

Domingo no Parque
Promovida pela Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Cultura, o projeto Domingo no Parque reúne adultos e crianças no Parque Municipal Edmundo Zanoni (Av. Horácio Netto, 1030 – Vila Loanda), aos domingos, das 14h às 16h. Este será o último domingo do encontro e o público presente poderá participar das mais tradicionais brincadeiras, como pular corda, corre cotia, cabo de guerra, entre outras, que incentivaram o lazer e a cultura em família, além de estimularem a sensibilização artística.

Para trazer ainda mais alegria e cultura ao projeto, os palhaços Giba Rizzo e Varetta apresentam a ação “Arte e Humanização”. No local, os artistas estabelecerão um jogo com o público, levando arte, humanização e resgatando as mais variadas brincadeiras tradicionais. Para participar, basta comparecer no Parque Edmundo Zanoni, às 14h.

Feiras de Flores e Plantas do Produtor Rural
Atibaia fica ainda mais florida durante os sábados. Das 8h às 14h, a colorida feira repleta de variadas flores e plantas produzidas pelos produtores rurais da cidade são comercializadas na Praça Santa Helena (próximo à entrada do município pela Rod. Fernão Dias, via Av. Jerônimo de Camargo).

Os visitantes da feira podem encontrar desde flores de corte, vasos, arranjos e suculentas até as famosas orquídeas de Atibaia. Além disso, os temperos em vasos se apresentam como opção para os adeptos da boa culinária e, entre as vantagens oferecidas, está a comercialização realizada pelo próprio produtor, o que proporciona produtos mais frescos e acessíveis ao consumidor. No local, 45 produtores rurais de Atibaia oferecem produtos recém-colhidos e com preços atrativos no mercado.

Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia
Por meio da Secretaria de Turismo, a Prefeitura da Estância de Atibaia promove um evento com barracas de artesanato, variada gastronomia e um ambiente ideal para toda a família. Todo sábado, a Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia acontece das 11h às 19h, no Balneário Municipal (Av. dos Bandeirantes, s/n, Parque das Águas).

print