Festival Bon Odori é o destaque da Agenda Atibaia
15 de junho de 2022 | 17h47

Festival Bon Odori é o destaque da Agenda Atibaia

Evento contará com apresentações da cultura japonesa; fim de semana terá também festas nos bairros e Domingo no Parque

O tradicional Festival Bon Odori, que integra as festividades em comemoração aos 357 anos de Atibaia, acontece neste fim de semana, 18 e 19 de junho, com muita diversão, comida japonesa, Taiko, Bon Odori, danças e música. O festival, gratuito e aberto ao público, será realizado na praça da Igreja da Matriz.

O Bon Odori, que todos os anos realiza apresentações da cultura japonesa para o público, chega a sua 52ª edição na cidade. No sábado (18), as apresentações iniciam às 15h e seguem até as 22h, com o funcionamento das barraquinhas e musicais japoneses. No domingo (19), as danças e o Taiko têm início às 11h na Praça da Matriz e seguem até as 21h com o encerramento do festival.

Buscando valorizar e vivenciar a cultura japonesa, que tem marco e história em Atibaia, o festival homenageia a história dos imigrantes que fundaram as comemorações através do Bon Odori e outras festividades japonesas realizadas na cidade.

Festas nos bairros
O fim de semana também terá festas em diferentes bairros. No sábado (18) ocorrem festas juninas no Rio Abaixo (Estrada do Mingu, 1080) e em San Fernando Valley. Festas juninas no Parque Fernão Dias (Rua Lírio, 10) e na Praça Papa João Paulo II estão programadas para sábado (18) e domingo (19). No domingo (19) tem Grau do Bem no Mitsubishi Chemical e festa Unisocial na E.M. Nelson José Pedroso, no Portão.

Domingo no Parque
Em todos os domingos de junho, a ação “Domingo no Parque”, promovida pela Prefeitura de Atibaia no Parque Municipal Edmundo Zanoni, contará com oficinas circenses a partir das 14h. Nas oficinas, as crianças e suas famílias poderão experimentar algumas das diversas modalidades circenses como acrobacias, pirâmides humanas e palhaçaria.

O “Domingo no Parque”, que começou em março, consiste em apresentações e atividades culturais gratuitas para aguçar o interesse e a atividade das crianças, além de promover a sensibilização artística, proporcionar benefícios para a concentração e gerar proximidade da comunidade com as diversas formas de expressão cultural. O objetivo do projeto é levar as atividades para um local onde o público já está presente, tornando a ação mais acessível.

Corpus Christi
Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo, é o dia em que a Igreja Católica celebra o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. As tradicionais procissões sobre tapetes coloridos, suspensas nos dois últimos anos devido à pandemia, também serão retomadas em Atibaia na próxima quinta-feira (16). Na programação da Igreja Matriz, às 9h começa a confecção dos tapetes de serragem colorida e, às 14h, será realizada a Adoração ao Santíssimo Sacramento. A missa será às 16h, seguida de procissão até a Igreja do Rosário.

Na Igreja Cristo Rei, a confecção dos tapetes acontecerá das 8h ao meio-dia, após oração às 7h e café comunitário às 7h30. A missa será celebrada às 15h e, logo depois, acontece a procissão. No Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, a solenidade de Corpus Christi também será às 15h, com transmissão ao vivo pelo perfil no Facebook e pelo canal no Youtube do Santuário.

2º Festival de Orquídeas e Suculentas
Nos dias 18 e 19, o Santuário de Schoenstatt (km 78 da Rodovia Dom Pedro I, no bairro Jardim Brogotá) recebe o 2º Festival de Orquídeas e Suculentas, onde os visitantes poderão adquirir desde as espécies mais comuns até as mais raras orquídeas apreciadas por colecionadores, além de suculentas em vasos decorados para decoração de ambientes e materiais de cultivo. O evento tem entrada gratuita e acontece das 9h às 17h no sábado (18) e das 9h às 16h no domingo (19).

print