Prefeitura de Atibaia certifica agentes do GGI para pilotar drones
8 de abril de 2022 | 17h15

Prefeitura de Atibaia certifica agentes do GGI para pilotar drones

Objetivo é auxiliar nas ações de policiamento e melhorias da segurança pública

Com o objetivo de auxiliar no policiamento e melhorar a segurança pública, agentes das forças que integram o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Atibaia receberam um treinamento de pilotagem de drone. A cerimônia de entrega de certificados ocorreu na última quarta-feira (6).

O curso credenciou os participantes na operação de aeronaves não tripuladas para auxiliar nas ações do GGI dentro dos critérios estabelecidos pelas agências reguladoras.

A qualificação contou com disciplinas práticas e teóricas, dentre elas segurança de voos, avaliação de risco operacional e efeitos da meteorologia sobre pequenos drones.

Prefeitura promove curso de pilotagem de drones para Forças de Segurança

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, com a utilização desta nova tecnologia, as instituições passam a potencializar diversas ações de segurança pública, como a localização de pessoas e materiais desaparecidos; reconhecimento e registro de imagens em áreas de difícil acesso; utilização do equipamento visando estimativa de público bem como tamanho da área em eventos populares; reconhecimento de locais possivelmente ocupados por autores de crimes; levantamentos de áreas objeto de operações policiais programadas; e monitoramento de trânsito rodoviário, urbano e ambiental.

Nestas ações será empregado o equipamento DJI mini pro 2, adquirido pela Administração Municipal no fim do ano passado.

Estão devidamente qualificados agentes da Guarda Civil Municipal, Polícia Civil. Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.