Agilidade marca primeira etapa das obras de reforma e ampliação da Escola Rita Lourdes
3 de agosto de 2018 | 11h25

Investimento, com recursos próprios da Prefeitura, é de R$ 1.240.000

Em junho, mês em que Atibaia completou mais um aniversário, diversas obras do calendário comemorativo “Atibaia, Mais Futuro para Todos”, em celebração aos 353 anos do município, foram iniciadas e atualmente estão em andamento na cidade. Entre elas está a reforma e ampliação da Escola Municipal Professora Rita Lourdes Cardoso de Almeida Alvim, localizada na Estrada Sul Brasil, no bairro Sul Brasil.

A unidade atende a 177 estudantes e, com as obras, será possível expandir o atendimento para até 200 alunos de Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. O prazo de execução é de 14 meses; o investimento, com recursos próprios da Prefeitura, é de R$ 1.240.000,02; a área referente à ampliação é de 162 m² e a relativa à reforma é de 533 m², em um terreno cuja área total é de 2.247 m².

O início das obras aconteceu em 15 de junho, com a assinatura da ordem de serviço e, desde então, já foram realizados serviços preliminares e estão em andamento serviços de fundação para a ampliação do prédio, além de retirada do piso antigo e início da instalação de uma nova caixa d’água.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, está sendo realizada a reforma geral do prédio já existente, com previsão de qualificação dos espaços, como: reforma dos banheiros e substituição de portas, peças sanitárias e torneiras; manutenção das folhas das portas de madeira das salas; pintura interna e externa de toda a escola; substituição de acabamentos; manutenção de alambrados e do gramado; implantação de playground e rampa; e instalação de cobertura no acesso à escola. Além disso, as obras contemplam a ampliação da unidade por meio da construção de novas salas de aula, sala de professores e um refeitório.

A secretária de Educação, Márcia Bernardes, lembra que a reforma e ampliação da escola sempre foram pleitos da comunidade. “São melhorias viabilizadas com recursos próprios, após grande esforço do Poder Executivo, e em atendimento a uma reivindicação antiga dos moradores dessa região”, salientou.

Segundo a secretária, antes das obras havia apenas quatro salas na escola. “Além de novas salas de aula, haverá uma sala de professores, uma novidade na unidade, que até então não contava com ambiente específico para os educadores. É uma obra que oferecerá mais conforto para os funcionários e usuários e, principalmente, para os alunos, que ganharão um ambiente mais agradável e adequado para estudar e aprender”, ressaltou.

Vale lembrar que durante o período das obras, em razão da complexidade dos serviços realizados, os alunos foram realocados para outro prédio da rede municipal de ensino, medida que garantiu a continuidade das aulas sem prejuízo aos estudantes e o andamento das obras com agilidade, conforme o cronograma previsto.

De acordo com a Secretaria de Educação de Atibaia, atualmente a Rede Pública Municipal de Ensino atende a 14.785 alunos (exceto Educação de Jovens e Adultos – EJA). Desse total, 1.499 alunos estão matriculados em creches municipais; 987 em creches comunitárias; e 12.299 alunos nas demais escolas de educação infantil e ensino fundamental.