Águas de Oxalá acontece nesta quarta-feira na Semana da Consciência Negra

Ato ecumênico em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra começa às 8h, na Igreja do Rosário.

Ato ecumênico em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra
começa às 8h, na Igreja do Rosário

A Semana da Consciência Negra de Atibaia já começou. Nesta quarta-feira, feriado do dia 15 de novembro, acontece mais um evento em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra: “Águas de Oxalá”, um ato ecumênico que passa pelas Igrejas Matriz e Rosário e pelo Pelourinho da cidade. O ritual começa às 8h e termina às 11h com a bênção do padre Eugênio.

Este ano será realizada a segunda edição do “Águas de Oxalá” em Atibaia, um ato de sincretismo religioso, preservação e valorização da cultura das religiões afrobrasileiras. O cortejo começa na Igreja do Rosário, passa pelo Pelourinho e segue até a Igreja da Matriz, ao som de cantos e atabaques. No ato, as entradas das Igrejas são lavadas e, ao final, os participantes recebem a bênção do padre Eugênio.
O evento é marcado pela união de fé, cultura, música e cidadania e é realizado pela ASSUCAB (Associação de Umbanda e Candomblé da Região Bragantina) e em parceria com a Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura da Estância de Atibaia.
A Semana da Consciência Negra de Atibaia segue até a segunda-feira, dia 20, com diversas atrações voltadas à discussão e valorização da comunidade e da cultura negra na cidade. Confira a programação completa.
 

Modo Texto