8 de fevereiro de 2017 | 17h14

Alunos da rede municipal de ensino voltam às aulas

Na última segunda-feira, dia 6 de fevereiro, teve início o ano letivo conforme o calendário escolar de Atibaia.

Aproximadamente 14 mil alunos da rede municipal de ensino retornaram às aulas, com diversas atividades de acolhimento para os próprios estudantes e também seus familiares, nas 15 Creches Comunitárias, 12 Creches Municipais, 10 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e 27 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).
Durante o recesso escolar, as unidades escolares receberam serviços de jardinagem, limpeza externa e dedetização, preparando o ambiente para a volta às aulas.
Nesse período também houve uma formação com os professores e assistentes educacionais ingressantes na Prefeitura da Estância de Atibaia, quando puderam conhecer a estrutura do Executivo e os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação.
Aconteceu ainda um encontro com as diretoras, professores coordenadores e gestores das escolas municipais com o objetivo de alinhar as diretrizes para os trabalhos durante o ano letivo de 2017.
Já nas primeiras semanas de aula, os alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental receberão os livros didáticos nas unidades escolares.
Posteriormente também serão entregues os kits escolares, contendo mochila, lápis de escrever, canetas, lápis de cor, canetinhas, vários cadernos, giz de cera, massa de modelar, cola, tesoura, agenda escolar e kit de higiene.
Importante ressaltar que as escolas municipais encontram-se abastecidas com material de uso coletivo e, portanto, as atividades terão andamento conforme o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação.
Em 2016, Atibaia terminou o ano letivo com índice zero de evasão escolar e índice zero de reprovação nas escolas municipais. Este foi o terceiro ano consecutivo que a cidade atingiu esse resultado.
Além de trazer benefícios aos alunos, que conseguem obter uma aprendizagem efetiva, esses dados influenciam nos resultados do IDEB, IOEB e IDH (índices de avaliação) do município, fazendo com que Atibaia seja hoje referência nacional na área da Educação.
Atualmente, Atibaia configura-se entre as 20 melhores do país, com a 16ª colocação no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), e obteve a nota 7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a maior da história do município e uma meta projetada para 2021.