Alunos da Universidade Federal do ABC apresentam trabalhos de pesquisa sobre o Plano Diretor de Atibaia
14 de dezembro de 2018 | 15h51

Análises estudantis foram enviadas pela instituição à Prefeitura
objetivando contribuir com o processo de revisão e atualização do plano

A Prefeitura da Estância  de  Atibaia  está  realizando  a  revisão  e  atualização  do  Plano Diretor  do município e toda a comunidade é bem-vinda para participar desse processo. O envolvimento de diferentes segmentos da sociedade é fundamental para a construção de um Plano de todos e para todos, por isso o assunto vem sendo debatido na cidade e foi, inclusive, pauta estudantil, com estudantes da Universidade Federal do ABC – UFABC realizando trabalhos de pesquisa sobre o tema.

Em outubro o prefeito Saulo Pedroso de Souza e integrantes da Comissão de Revisão e Atualização do Plano Diretor receberam alunos da UFABC para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa referentes ao Plano Diretor de Atibaia. Os estudantes estiveram na cidade buscando informações sobre áreas como mobilidade urbana, saneamento, habitação, meio ambiente e desenvolvimento do município.

Agora, dois meses depois do encontro, os resultados da visita feita à Prefeitura, bem como dos trabalhos desenvolvidos na sequência, foram apresentados e avaliados na UFABC, e as análises estudantis enviadas à Administração Municipal objetivando contribuir com o processo de revisão e atualização do Plano Diretor de Atibaia.

Segundo a UFABC, os trabalhos estão divididos em duas partes: a primeira é o diagnóstico do município; e a segunda trata de diretrizes a partir das deficiências e potencialidades identificadas. Além disso, os alunos apontaram possíveis fontes de financiamento para as possíveis diretrizes.

Ainda de acordo com a UFABC, no total, oito trabalhos foram produzidos (três da turma da manhã e quatro da turma da noite). Conforme a instituição, apesar de todos os materiais tratarem do município de Atibaia, há diferenças de abordagem e profundidade, mas bastante convergência entre eles, com algumas análises enfatizando aspectos de mobilidade enquanto outras destacam temas como habitação, meio ambiente ou saneamento.

“Atibaia agradece a escolha da cidade como referência para os trabalhos desenvolvidos, que certamente trazem resultados satisfatórios para ambas as partes”, afirma o prefeito em exercício, Emil Ono. “O Plano Diretor tem, justamente, a proposta de debater e construir, coletivamente, as diretrizes e políticas urbanas que garantirão um futuro melhor e com mais planejamento para a cidade nos próximos dez anos, por isso a participação da sociedade, em seus diferentes âmbitos, é imprescindível”, ressalta.

Cronograma do Plano Diretor – Na última semana a Prefeitura disponibilizou, em seu site oficial um espaço exclusivo sobre o Plano Diretor, com uma série de informações, como esclarecimentos, notícias, agenda, legislações, publicações, leitura técnica, propostas e galeria de fotos, além de meio de contato e um fórum participativo para o registro de comentários dos visitantes. As datas das reuniões com setores organizados da sociedade e das audiências públicas junto à população (ambas no intervalo entre fevereiro e abril de 2019) já estão previstas no espaço “Agenda” do site. Toda a população está convidada a participar e pode conferir o cronograma pelo endereço http://www.prefeituradeatibaia.com.br/planodiretor/ .

Plano Diretor de Atibaia – Entre os objetivos fundamentais do Plano Diretor estão planejar e organizar o desenvolvimento sustentável da cidade, assim como permitir que a propriedade cumpra sua função social, garantindo a todos os cidadãos o acesso à terra urbanizada e regularizada e o direito à moradia e aos serviços públicos.