21 de outubro de 2016 | 09h11

Alunos de Atibaia participam de intercâmbio com norte-americanos

Projeto está sendo aplicado a alunos do 4º ano da rede municipal.

Flat_Stanley3A história do menino achatado que viaja o mundo dentro de um envelope chegou a Atibaia. O “Flat Stanley”, projeto baseado no livro de mesmo nome do autor Jeff Brown, está sendo desenvolvido junto aos alunos do 4º ano de cinco escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é incentivar esses estudantes a colocar em prática, de forma lúdica e criativa, o conteúdo aprendido nas aulas de Aprimoramento Linguístico em Inglês, oferecidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Planneta.
O livro que está servindo de inspiração para os alunos conta a história de Stanley, um garoto que foi achatado quando um quadro de avisos acidentalmente caiu em cima dele. Então, ele se aproveita de seu estado achatado – Flat em inglês – para viajar pelo mundo e visitar lugares novos e incríveis, já que ele cabe em um envelope.
Em todo o mundo, escolas de ensino fundamental participam dessa iniciativa, que já percorreu mais de 47 países. O projeto consiste em enviar o “Flat Stanley” para uma viagem ao redor do mundo. Os alunos confeccionam seus personagens e fotografam características de sua cidade (ou país) e escrevem uma carta contando sobre o que o seu Flat Stanley viu nessa “viagem”. Em seguida, esse material é enviado em um envelope para destinatários de outro país – uma turma de cada escola envia para um destinatário em particular. O aluno então acolhe o personagem e o “leva para um passeio” em sua própria cidade. Todos esses momentos são registrados em fotos e, no final, ele envia a resposta da carta, juntamente com as fotos tiradas.
Em Atibaia, os estudantes mirins confeccionaram desenhos de “Flat Stanley” para que pudessem colorir e criar seus registros de atividades no caderno. Além disso, os mediadores da Planneta visitaram a Pedra Grande, a Praça Guanabara e o Lago do Major, locais escolhidos pelos alunos como pontos importantes da cidade. Na ocasião, eles fizeram muitas fotos de paisagens e do “Flat Stanley”. Todo esse material e suas histórias, escritos em inglês, estão sendo enviados para alunos norte-americanos de vários Estados, como o Tennessee e a Califórnia. A previsão é de que esses alunos recebam as respostas às suas cartas em novembro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 200 alunos estão participando este ano, de forma piloto. A ideia é, no ano que vem, estender o projeto a todas as 26 escolas municipais de Atibaia.