Prefeitura de Atibaia inicia atividades do projeto “Aprendendo com Turismo”
14 de abril de 2022 | 18h05

Prefeitura de Atibaia inicia atividades do projeto “Aprendendo com Turismo”

Ato oficial de lançamento da edição 2022 do projeto promovido pelas secretarias municipais de Turismo e Educação acontece no próximo dia 19

No próximo dia 19, a Prefeitura da Estância de Atibaia oficializa a edição 2022 do projeto “Aprendendo com Turismo”, que procura sensibilizar alunos da rede pública municipal sobre a importância das atividades turísticas para a cidade. Realizado pelas secretarias municipais de Turismo e Educação, o ato oficial de lançamento acontecerá na Escola Municipal Rosiris Maria Andreucci Stopa, no bairro Campos de Atibaia.

As aulas tiveram início no dia 26 de março, na Escola Municipal Eva Cordulla Hauer Vallejo, no Boa Vista, e o projeto percorrerá, até agosto deste ano, o total de 26 escolas, alcançando cerca de 1.850 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Lançada em 2016, a iniciativa busca apresentar aos alunos, de forma didática, a estrutura turística do município, o que abrange não só atrativos e pontos de interesse, mas também setores envolvidos, mercado de trabalho e até mesmo dicas de como receber bem os visitantes.

Na visita às escolas, os profissionais da Secretaria de Turismo expõem os diversos tipos de turismo que a cidade oferece – rural, religioso, gastronômico, cultural, ecológico, de aventura, de eventos e negócios –, incentivando a reflexão sobre a importância de se colaborar na proteção e preservação dos patrimônios naturais, históricos, arquitetônicos, culturais e religiosos que encantam a todos e fazem de Atibaia uma estância turística.

Os alunos também levam para casa mapas turísticos da cidade, de forma a tornarem-se disseminadores dos temas e conhecimentos trabalhados em sala de aula. O projeto inovador de educação turística foi formalizado em lei em 2019 (Lei nº 4.694, de 4 de outubro de 2019), inserindo permanentemente o tema do turismo sustentável – aquele que respeita e contribui para valorização da cultura, do meio ambiente e das pessoas – nas escolas da rede pública municipal e agregando duas importantes áreas nas quais o município se destaca pela excelência.