Atibaia atinge meta geral de vacinação contra a gripe, mas grávidas e crianças ainda precisam se vacinar
2 de julho de 2018 | 10h04

Atibaia atinge meta geral de vacinação contra a gripe, mas grávidas e crianças ainda precisam se vacinar

Imunização continua em andamento; procure o posto de saúde mais próximo

Atibaia já atingiu a meta de vacinação brasileira determinada pelo Governo Federal para a imunização contra a Influenza. Mesmo assim, apesar de todos os esforços, há metas do município, conforme a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Atibaia, que ainda não foram alcançadas em virtude da baixa procura de alguns grupos prioritários, como crianças e gestantes. A meta de vacinação brasileira é de 90% de cobertura vacinal da população que se enquadra nos grupos prioritários e, em Atibaia, isso corresponde a um total de 30.368 munícipes. Foram imunizados 96,34% da população na cidade. A vacinação contra a gripe continua em andamento.

Realizada em todo o país deste do dia 23 de abril, e conforme estratégia do Governo Federal, continuam tendo direito à vacinação gratuita os profissionais de saúde, pessoas com 50 anos ou mais (grupo ampliado – anteriormente era a partir de 60 anos), crianças entre 6 meses e menores de 9 anos de idade (também ampliado, de 5 para 9 anos) gestantes, puérperas (mães no pós-parto), pacientes portadores de doenças crônicas graves, professores e pessoas privadas de liberdade.

Arquivo/Secom

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Atibaia, o grupo de gestantes foi o menos imunizado até agora, com 63%, e as crianças menores de 5 anos, com 73,52% de cobertura. Entre os professores, foi alcançada cobertura de 104,46%: idosos 106,84%; e as puérperas (mães no pós-parto), 112,6%.

Pessoas com doenças crônicas devem apresentar carta do médico atestando a indicação para tomar a vacina. Em 2018, foram registrados, até agora, 16 casos suspeitos de Síndrome Aguda Grave (SRAG), dos quais seis casos foram causados pelo vírus Influenza. Desses seis casos confirmados, cinco são pelo vírus H1N1, todos de Atibaia e que evoluíram para cura, com um caso de óbito. De outro município, foi registrado um caso de infectado pelo vírus H3N2 que evoluiu para cura.

A Influenza é uma doença que ocorre durante todo o ano, mas com maior frequência no outono e inverno, quando caem as temperaturas, principalmente nas regiões sul e sudeste do país. Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas que já convivem com condições crônicas importantes, como doenças do coração, do pulmão, renais, imunodeficiências, possuem maior risco de desenvolver complicações devido à Influenza. A Prefeitura de Atibaia ressalta a importância da vacinação como a melhor maneira de se prevenir contra a Influenza.

Modo Texto