8 de novembro de 2017 | 17h01

Atibaia é a melhor cidade do Brasil para dirigir de acordo com o Waze

O Driver Satisfaction Index 2017 (Índice de Satisfação dos Motoristas) ainda apontou o município entre os três melhores em qualidade das vias.

O Driver Satisfaction Index 2017 (Índice de Satisfação dos Motoristas)
ainda apontou o município entre os três melhores em qualidade das vias

Atibaia é novamente destaque nacional, desta vez no quesito mobilidade urbana. De acordo com pesquisa do aplicativo de trânsito Waze, a cidade é a melhor para dirigir no Brasil. O Waze Driver Satisfaction Index 2017 (Índice de Satisfação dos Motoristas) analisa a experiência geral de motoristas em cidades e países de todo o mundo e cria uma única nota, que varia de satisfatório (10) a péssimo (1).
O município garantiu a maior nota no ranking nacional, 7,47, e ficou à frente de São José do Rio Preto, Grande Campinas, Sorocaba e Taubaté. Além disso, a cidade também ficou entre as três melhores no atributo “Qualidade das vias”, junto com Brasília e Belo Horizonte, com nota 9,4. Atibaia já havia se destacado em 2016, quando ficou em terceiro lugar no índice do aplicativo, atrás apenas de Volta Redonda e Sorocaba.

A pesquisa abrangeu cidades com mais de 40 mil usuários ativos mensais, o que resultou em 217 cidades analisadas. Foram medidos seis quesitos qualitativos e quantitativos: nível de trânsito (quão frequentes e quão ruins são os congestionamentos); segurança nas vias (como número de acidentes, condições climáticas); qualidade das vias e infraestrutura; serviços ao motorista (como acesso a postos de gasolina e boas opções de estacionamento); fator econômico e social (como acesso a carros, aumento ou baixa dos preços de gasolina); e “Wazyness” (que representa o quão boa ou ruim é a rede de Wazers em termos de ajuda aos colegas motoristas).
O resultado apenas reforça o trabalho que ve sendo executado pela Prefeitura de Atibaia dentro de um planejamento de mobilidade urbana. Muitas intervenções foram realizadas, tendo como destaque a rotatória da Alameda  Lucas Nogueira Garcez, a revitalização da entrada da cidade e o programa de pavimentação urbana. E o Executivo também alterou a estrutura e o nome da Secretaria de Trânsito e Transporte para Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, com o objetivo de melhorar ainda mais os serviços na área.

Reprodução

De acordo com o prefeito Saulo Pedroso de Souza, “essa é a prova que os investimentos que fizemos nos últimos anos em asfalto e mobilidade urbana, permitiram um tráfego mais rápido, seguro e eficiente. É claro que temos muito a melhorar ainda, principalmente na questão da acessibilidade e no fluxo do pedestre, mas temos um indicativo que estamos no caminho certo”.