Atibaia é destaque durante 22º Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação
10 de agosto de 2018 | 15h44

Experiências bem sucedidas na educação municipal
foram compartilhadas com representantes de 87 municípios

Referência em Educação, Atibaia sediou esta semana, nos dias 8 e 9, o 22º Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME, evento que reuniu quase 300 pessoas, representando 87 cidades do Estado de São Paulo, para discussão das ações de implantação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e elaboração do currículo dos sistemas e redes de ensino de cada município.

O encontro, realizado no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, teve como tema “O Conselho Municipal de Educação protagonista na ação de construção de currículos após a homologação da BNCC” e seu objetivo foi orientar os conselheiros municipais de educação no acompanhamento de suas respectivas secretarias durante a elaboração do currículo, com base na BNCC – uma meta que todas as cidades têm até o início de 2020. A programação contou com diversas palestras voltadas a esse tema, direcionadas a todos os segmentos da educação: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Inclusiva.

Na abertura do evento, na manhã do dia 8, estiveram presentes o então prefeito em exercício, Emil Ono; a secretária de Educação, Márcia Bernardes; o presidente estadual da UNCME, Prof. Eduardo Cezar da Silva; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Roberta Barsotti; a presidente do Conselho Municipal de Educação de Atibaia, Eliane Doratiotto Endesfeldz; entre outras autoridades.

Além disso, nos dois dias do encontro foram oferecidas diversas apresentações culturais, como: Quinteto de Metais da Fanfarra Municipal de Atibaia – FAMA; Faminha Polo Imperial (do Projeto Educando com Música e Cidadania); atividades circenses da escola municipal Therezinha do Menino Jesus Silveira Campos Sirera; dança da escola municipal Pedro Alcântara; solo com o músico Marcelo Alvim, da FAMA; contação de histórias com o Prof. Rodrigo Libâneo; e Grupo Madeiras, da FAMA.

“O evento foi muito positivo, com o auditório lotado nos dois dias de atividades e os participantes envolvidos e impressionados com Atibaia, seja por sua hospitalidade, estrutura ou experiências bem sucedidas na área em âmbito estadual e nacional. Tivemos a oportunidade de apresentar as ações do município e representantes de diversas cidades solicitaram uma agenda conosco, para compartilharmos detalhes do trabalho positivo que vem sendo realizado em Atibaia”, salientou a secretária de Educação, Márcia Bernardes.

Entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação, a UNCME tem como objetivo incentivar a criação e o funcionamento destes colegiados, defendendo-os como órgãos de Estado, de participação, representatividade e controle social.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, bem como as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

Educação em Atibaia

A Educação de Atibaia é reconhecida em todo o Brasil pela boa posição em índices importantes, como a 20ª colocação no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) e nota 7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – a maior da história da cidade e uma meta projetada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para 2021. Além disso, a cidade tem nota “A – Altamente Efetiva” no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), uma ferramenta do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo que avalia a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores municipais.