Atibaia é destaque durante 22º Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação
10 de agosto de 2018 | 15h44

Atibaia é destaque durante 22º Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação

Experiências bem sucedidas na educação municipal
foram compartilhadas com representantes de 87 municípios

Referência em Educação, Atibaia sediou esta semana, nos dias 8 e 9, o 22º Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME, evento que reuniu quase 300 pessoas, representando 87 cidades do Estado de São Paulo, para discussão das ações de implantação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e elaboração do currículo dos sistemas e redes de ensino de cada município.

O encontro, realizado no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, teve como tema “O Conselho Municipal de Educação protagonista na ação de construção de currículos após a homologação da BNCC” e seu objetivo foi orientar os conselheiros municipais de educação no acompanhamento de suas respectivas secretarias durante a elaboração do currículo, com base na BNCC – uma meta que todas as cidades têm até o início de 2020. A programação contou com diversas palestras voltadas a esse tema, direcionadas a todos os segmentos da educação: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Inclusiva.

Na abertura do evento, na manhã do dia 8, estiveram presentes o então prefeito em exercício, Emil Ono; a secretária de Educação, Márcia Bernardes; o presidente estadual da UNCME, Prof. Eduardo Cezar da Silva; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Roberta Barsotti; a presidente do Conselho Municipal de Educação de Atibaia, Eliane Doratiotto Endesfeldz; entre outras autoridades.

Além disso, nos dois dias do encontro foram oferecidas diversas apresentações culturais, como: Quinteto de Metais da Fanfarra Municipal de Atibaia – FAMA; Faminha Polo Imperial (do Projeto Educando com Música e Cidadania); atividades circenses da escola municipal Therezinha do Menino Jesus Silveira Campos Sirera; dança da escola municipal Pedro Alcântara; solo com o músico Marcelo Alvim, da FAMA; contação de histórias com o Prof. Rodrigo Libâneo; e Grupo Madeiras, da FAMA.

“O evento foi muito positivo, com o auditório lotado nos dois dias de atividades e os participantes envolvidos e impressionados com Atibaia, seja por sua hospitalidade, estrutura ou experiências bem sucedidas na área em âmbito estadual e nacional. Tivemos a oportunidade de apresentar as ações do município e representantes de diversas cidades solicitaram uma agenda conosco, para compartilharmos detalhes do trabalho positivo que vem sendo realizado em Atibaia”, salientou a secretária de Educação, Márcia Bernardes.

Entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação, a UNCME tem como objetivo incentivar a criação e o funcionamento destes colegiados, defendendo-os como órgãos de Estado, de participação, representatividade e controle social.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, bem como as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

Educação em Atibaia

A Educação de Atibaia é reconhecida em todo o Brasil pela boa posição em índices importantes, como a 20ª colocação no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) e nota 7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – a maior da história da cidade e uma meta projetada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para 2021. Além disso, a cidade tem nota “A – Altamente Efetiva” no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), uma ferramenta do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo que avalia a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores municipais.

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