9 de junho de 2017 | 12h55

Atibaia fica em 7º lugar entre 43 municípios na 21ª edição dos Jogos Regionais dos Idosos

Delegação do município contou com 80 atletas inscritos em 12 modalidades do torneio disputado em Americana.

Delegação do município contou com 80 atletas inscritos
em 12 modalidades do torneio disputado em Americana

De 30 de maio a 4 de junho aconteceu na cidade de Americana-SP a 21ª edição dos Jogos Regionais dos Idosos – JORI, pela 4ª Região Esportiva do Estado.
Em 2017 a competição contou com a participação de 43 municípios paulistas e reuniu mais de 14 mil atletas.
Atibaia terminou o torneio em 7º lugar na classificação geral por municípios, com pódios em algumas modalidades, como natação e tênis de mesa femininos e xadrez masculino.

Nos JORI 2017 foram disputadas 14 modalidades entre esportistas de ambos os gêneros com, no mínimo, 60 anos de idade: atletismo; bocha; buraco; coreografia; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; tênis; tênis de mesa; truco; voleibol adaptado e xadrez.
A delegação de Atibaia nos JORI 2017 contou com cerca de 100 integrantes, entre técnicos da Comissão de Delegação, monitor, motorista, enfermeira e 80 atletas inscritos em 12 das 14 modalidades (exceto malha e tênis). A Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade, da Coordenadoria Especial do Idoso e da Secretaria de Esportes e Lazer do município, prestou apoio à equipe de Atibaia na competição.
Atibaia terminou o torneio na 7ª colocação, com 50,5 pontos no total, sendo 31 pontos conquistados em disputas no feminino, 15,5 no masculino e 4 pontos no misto. Na classificação geral, o município ficou atrás apenas das cidades de Campinas (1º lugar com 138 pontos); Itatiba (2º lugar com 99 pontos); Bragança Paulista (3º lugar com 80 pontos); Mogi Guaçu (4º lugar com 79 pontos); Paulínia (5º lugar com 62,5 pontos); e Amparo (6º lugar com 51 pontos).

Por modalidade, Atibaia garantiu alguns destaques, como: 1º lugar no tênis de mesa feminino “A”, com 9 pontos; 2º lugar no tênis de mesa feminino “B”, com 7 pontos; 2º lugar no xadrez masculino, com 7 pontos; 3º lugar na natação feminina, com 6 pontos; 4º lugar no dominó masculino e no xadrez feminino, com 5 pontos cada; 5º lugar no atletismo feminino e na dança de salão “B”, com 4 pontos cada; e 8º lugar no tênis de mesa masculino “A” e “B”, com 1 ponto cada.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Atibaia, Simone Cardoso, parabenizou a delegação de Atibaia no torneio, enaltecendo a participação dos atletas em cada modalidade, além da vitalidade e determinação de todos que, segundo ela, são vencedores independentemente de resultados.
Para o coordenador do Idoso, Marcos Moura, os JORI mais uma vez cumpriram com o seu papel de chamar a atenção dos idosos para a importância da prática regular de atividades esportivas na manutenção da qualidade de vida e do bem-estar. O coordenador parabenizou a delegação de Atibaia pela participação no torneio e ressaltou o espírito esportivo dos atletas da cidade.

Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Otávio de Lima, a Prefeitura faz questão de apoiar e estimular a prática de esportes e a participação da terceira idade de Atibaia nos JORI, pois mais do que pódios e medalhas, a formação de atletas garante benefícios para a saúde da população. Para o secretário, os atletas da terceira idade de Atibaia são grandes exemplos para as demais gerações no município e estão de parabéns pela participação no torneio e pelas conquistas obtidas.
A competição em Americana foi a primeira de oito etapas regionais classificatórias dos JORI 2017. Anualmente, oito cidades recebem os jogos, representando as oito Regiões Esportivas do Estado, e um último município sedia a grande final estadual, prevista para o mês de outubro deste ano, em Sertãozinho-SP.
Os Jogos Regionais dos Idosos – JORI são realizados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo e com as prefeituras e fundos sociais das cidades-sede.
Mais informações sobre os JORI 2017 podem ser consultadas no sites http://www.selj.sp.gov.br/r (Governo do Estado) ou http://joriamericana2017.com.br/ (município de Americana).