Programa Atibaia Florida renova canteiros e realça paisagem da cidade
20 de abril de 2022 | 15h39

Programa Atibaia Florida renova canteiros e realça paisagem da cidade

Diversos pontos do município contam com flores coloridas, deixando Atibaia ainda mais bonita

Desde março, a Prefeitura de Atibaia vem reformando os canteiros de flores para deixar a cidade ainda mais bonita e harmoniosa, no âmbito do Programa Atibaia Florida, coordenado pela Secretaria de Agricultura. O colorido intenso e alegre está em vários pontos do município, reforçando o status de Atibaia como “cidade das flores e do morango”.

A substituição de mudas já ocorreu em locais como: entrada da cidade em frente à Praça Santa Helena, Rotatória da Av. Dona Gertrudes com a Jerônimo de Camargo, Av. Carvalho Pinto, Praça da Matriz, Praça do José Alvim, Fórum da Cidadania, partes do Jardim dos Pinheiros, Fundo de Solidariedade, entrada do bairro CTB, entre outros.

Na Alameda Lucas Nogueira Garcez, perto da Serrinha, foi feito um jardim, com a plantação de três palmeiras Fênix, bromélias e outras plantas. A Sunpatiens ainda é a flor que simboliza o Programa Atibaia Florida, por sua duração, resistência e colorido variado. A Secretaria de Agricultura está agora preparando o solo para renovação de outros locais floridos na cidade, incluindo o Letreiro “Eu Amo Atibaia” no Centro de Convenções.

O Programa Atibaia Florida teve início no final de 2017. As mudas utilizadas no programa são adquiridas ainda bem pequenas e cultivadas no Viveiro Municipal até o ponto de plantio ideal, gerando uma economia significativa para a Prefeitura, já que a muda pequena custa cerca de 10% do valor da já desenvolvida.

Outro fator de contribuição para economia, adaptação e bom desenvolvimento das flores e plantas é a utilização de substrato proveniente da trituração de resíduos de podas de árvores feitas pelo município. O tratamento do solo e o trabalho de drenagem dos locais que vão receber o plantio também são decisivos para o sucesso do Atibaia Florida.

Flores e Morango
Atibaia ocupa lugar de destaque na economia do agronegócio, concentrando 25% da produção nacional de flores e sobressaindo-se também na produção de frutas, especialmente o morango, um dos símbolos da cidade. O município também conquistou posições relevantes em importantes rankings como o “Cidadania no Campo – Município Agro” (12ª colocação entre 410 municípios), do governo estadual, e “Melhores Cidades para Negócios” (a cidade subiu do 23º para o 16º lugar no segmento Agropecuário), da revista Exame.

print