Atibaia é a cidade que mais gerou emprego na região: 3.130 novas vagas no período de um ano
20 de abril de 2022 | 11h14

De janeiro de 2021 a fevereiro de 2022 Atibaia também registrou 3.518 empresas abertas na cidade

O desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda são frentes que vêm recebendo grande atenção em Atibaia, com investimentos constantes e expressivos por parte do Governo Municipal, sobretudo neste momento de retomada da economia em todo o país após os períodos mais severos de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Como resultado desse trabalho, Atibaia foi a cidade que mais gerou emprego na região segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) – de janeiro de 2021 a janeiro de 2022, foram 3.130 novas vagas registradas. E de acordo com o Mapa de Empresas, também do Governo Federal, entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2022 Atibaia somou a abertura de 3.518 empresas.

Além disso, por meio do Plano de Desenvolvimento Local (PDL), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Comercial e Industrial de Atibaia (Acia), a Prefeitura realizou um investimento de mais de R$ 800 mil reais via Sebrae – portanto sem custos para a Administração Municipal – em projetos e atividades de apoio às micro e pequenas empresas. Os serviços do Sebrae Aqui também foram disponibilizados a 2.250 empresários em Atibaia, que ainda participou dos Encontros de Articulação Regional para o desenvolvimento econômico, em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Com o Programa Inovati 2022, a Prefeitura também contabilizou mais de R$ 1,4 milhão destinado às empresas para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica no município, sendo R$ 640 mil somente para microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), uma ação inovadora na cidade. Os empreendedores e pequenos negócios também foram beneficiados por meio do Banco do Povo, com a liberação, até fevereiro deste ano, de R$ 609.717,00 para micro e pequenas empresas.

A Prefeitura também promoveu o lançamento do Programa Conecta Atibaia, para conectar empresas, trabalhadores, empreendedores, pessoas em busca de recolocação e de novas oportunidades, agronegócio, instituições de ensino e pesquisa, turismo e toda a cadeia produtiva em um grande e importante hub de Tecnologia & Inovação. Além de buscar aproximar empresas e trabalhadores, a iniciativa visa ampliar o acesso ao mercado de trabalho e garantir maior agilidade na abertura de novas empresas.

Outra novidade na área de Tecnologia & Inovação foi o lançamento do Programa Start Atibaia, em parceria com Sebrae, Acia, Unifaat, Etec, Treetech, Radice e Instituto Constanta de Inovação, para fomento e apoio ao surgimento de projetos de inovação e startups no município.

E as ações na área de Desenvolvimento Econômico renderam a Atibaia o reconhecimento, pelo Governo do Estado de São Paulo, de Arranjo Produtivo Local (APL) de Agronegócio e APL de Tecnologia, Inovação & Comunicação (TIC).

A retomada das tratativas para a instalação de uma unidade da Faculdade de Tecnologia (Fatec) e expansão da Escola Técnica Estadual (Etec) em Atibaia; a implementação do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) nas escolas municipais, com 924 alunos atendidos; e ofertas de vagas de emprego nos bairros em ações junto ao Sebrae Móvel também estão entre as iniciativas e os investimentos realizados no município desde o início de 2021.