9 de Março de 2018 | 12h28

Atibaia investe em tecnologia para ampliar a fiscalização da prestação de serviço do transporte público

Prefeitura implanta sistema online para auxiliar fiscais no acompanhamento da execução e qualidade dos serviços prestados.

Prefeitura implanta sistema online para auxiliar fiscais
no acompanhamento da execução e qualidade dos serviços prestados

A Prefeitura da Estância de Atibaia começa a usar a tecnologia como aliada para ampliar a capacidade de fiscalização da prestação de serviços do transporte público no município. Com a implantação do sistema online de fiscalização dos ônibus da SOU Atibaia, o monitoramento dos veículos poderá ser feito em tempo real, com os fiscais acompanhando, além dos horários de saídas, possíveis irregularidades, a exemplo da não passagem nas paradas ou mesmo problemas no trânsito causado pela demora nas rotas. Tudo isso em tempo real, o que permitirá mais eficiência.

Com o sistema online, a Prefeitura tem a informação de onde está cada ônibus, o que permite acompanhar se alguma linha apresenta qualquer tipo de variação de velocidade em seu trajeto, por exemplo. Para se ter uma ideia da complexidade do acompanhamento e fiscalização do sistema de transporte, são 80 ônibus circulando para a cobertura das 29 linhas existentes, o que dá 990 saídas programadas de ônibus por dia, para o atendimento de, em média, 920 mil passageiros que usam mensalmente o sistema transporte coletivo em Atibaia.
Para a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, responsável pelo acompanhamento e fiscalização do contrato de concessão do transporte público coletivo, usar um sistema online potencializa a fiscalização. “Estamos empenhados em trazer à população um atendimento digno, intensificando a cada dia as fiscalizações do setor”, ressaltou o secretário Adauto Oliveira.

Além do auxílio da nova tecnologia, a administração municipal, preocupada com a crescente necessidade de utilização destes serviços por parte da população, aumentou o número de fiscais do setor de transportes da Prefeitura.
E, ainda focada na meta de um melhor atendimento, o corpo de fiscais da Prefeitura vem promovendo cursos de capacitação e conscientização para todos os envolvidos nas diversas etapas do processo de transporte público, desde o atendimento, até os motoristas.

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