13 de abril de 2017 | 16h39

Atibaia mantém economia aquecida nos últimos anos

Cidade está entre as 100 melhores do país para investir em negócios.

Cidade está entre as 100 melhores do país para investir em negócios

Nos últimos anos, Atibaia vem apresentando números mais otimistas que uma grande parcela dos municípios brasileiros.
Considerando os dados relativos ao Produto Interno Bruto – PIB e à Renda Per Capita, os resultados apontam uma evolução positiva na situação econômica da cidade, apesar do contexto de crise nacional.

O PIB de Atibaia cresceu 9% em 2013, passando de R$ 4,3 bilhões para R$ 4,7 bilhões. Em 2014, houve novo crescimento, desta vez de 15%, elevando o PIB do município de R$ 4,7 bilhões para R$ 5,4 bilhões (as estatísticas de 2015 e 2016 ainda não foram publicadas).
No mesmo período, a Renda Per Capita aumentou 4%, passando de R$ 33,5 mil em 2012 para R$ 34,9 mil em 2013. Em 2014, houve um novo aumento, de 14,2% na Renda Per Capita do munícipe, que passou de R$ 34,9 mil para R$ 39,8 mil.
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a porcentagem de crescimento do PIB de Atibaia ficou acima da média de crescimento do PIB no Estado de São Paulo e, sobretudo, acima do PIB brasileiro, que tem apresentado retração, o que demonstra a capacidade do município de enfrentar e se recuperar do momento de recessão na economia nacional sem perdas tão significativas como as sofridas por outros municípios brasileiros.

De 2012 a 2017, apesar das dificuldades geradas pelo período de recessão nacional, a geração de empregos em Atibaia também cresceu, passando de 38.637 empregos formais em 1º de janeiro de 2012 para 41.054 na mesma data em 2017, números que poderiam ser ainda maiores se os empregos informais e os microempreendedores do município também fossem contabilizados.
Para o prefeito da Estância de Atibaia,  Saulo Pedroso de Souza, o município conseguiu se manter firme diante da crise que assolou o país e que ainda vem gerando consequências negativas à economia brasileira.
Segundo ele, apesar das dificuldades enfrentadas pelos municípios em todo o território nacional, Atibaia conseguiu manter os serviços públicos oferecidos à população, garantindo que todos os setores funcionassem plenamente e que os programas continuassem.

Atibaia: entre as 100 melhores do Brasil para investir em negócios
Vale lembrar que Atibaia está entre as 100 melhores cidades do Brasil para investir em negócios, de acordo com estudo da consultoria Urban Systems e que foi tema de uma reportagem de capa da Revista EXAME em 2016 (edição de 26 de outubro).
Segundo a publicação, Atibaia é o único município da região bragantina a fazer parte da lista dos “100 melhores”.
O estudo verificou um total de 28 indicadores em quatro aspectos essenciais para a evolução dos negócios em uma cidade: desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico.
A reportagem da revista EXAME ainda trata as “100 melhores cidades” como “mais fortes que a crise”.