9 de fevereiro de 2017 | 18h33

Atibaia marca presença em Brasília em encontro sobre Programa Nacional de Alimentação Escolar

Cerimônia no Palácio do Planalto contou com anúncio sobre o aumento
na liberação de recursos pela União para a merenda escolar dos municípios

Cerimônia no Palácio do Planalto contou com anúncio sobre o aumento
na liberação de recursos pela União para a merenda escolar dos municípios

Na manhã de quarta-feira, dia 8 de fevereiro, Atibaia marcou presença na cerimônia realizada em Brasília para o anúncio do presidente Michel Temer e do ministro da Educação, Mendonça Filho, sobre o aumento na liberação de recursos pela União para a merenda escolar dos municípios.
A secretária de Educação de Atibaia, Márcia Bernardes, foi escolhida pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime para representar todos os secretários municipais de Educação do Estado de São Paulo no evento.
Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente da República, Michel Temer, autorizou a liberação de R$ 465 milhões a mais para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Governo Federal, que irá beneficiar 41 milhões de estudantes de escolas públicas de todo o país em 2017.

Arquivo SECOM

Uma parte desse recurso será destinada à aquisição de alimentos procedentes da agricultura familiar.
Para cidades com até 500 mil habitantes, faixa em que o município de Atibaia se enquadra, o repasse passará de cerca de R$ 2,5 milhões para mais de R$ 2,8 milhões.
Os repasses da União a Estados e municípios serão feitos para 200 dias letivos por ano, sendo que cada parcela será repassada para o atendimento de 20 dias letivos.

Merenda Escolar em Atibaia
A Prefeitura de Atibaia considera a merenda escolar um item essencial para o desenvolvimento dos alunos e, portanto, vem realizando uma série de investimentos na área nos últimos anos.
Atualmente, o cardápio da merenda na cidade é enriquecido e variado de acordo com a necessidade nutricional das crianças e jovens.
Em 2016, houve a introdução do leite sem lactose em todas as unidades escolares da cidade para os alunos acima de um ano, tendo em vista o aumento dos problemas decorrentes da intolerância à lactose nas crianças.
Já para os bebês de 6 meses até um ano é oferecida a fórmula infantil à base de soja, essencial para o desenvolvimento daqueles que também são intolerantes ao leite de vaca.
E para as crianças desta mesma faixa etária, a Prefeitura introduziu no cardápio a fórmula infantil de seguimento (Aptamil 2), elaborado do leite de vaca modificado, semelhante ao leite materno e que ajuda na prevenção de doenças, principalmente o desenvolvimento das alergias relacionadas à proteína do leite.
A merenda escolar oferecida em Atibaia nas escolas municipais e estaduais (a Administração Municipal também é responsável pelo fornecimento da alimentação escolar nas unidades do Estado) é elaborada por nutricionistas contratados pela Prefeitura – profissionais especializados e capacitados – que, ao longo do tempo, introduziram no cardápio alimentos ricos em vitaminas e minerais, alimentos integrais, além de verduras, legumes e frutas, de preferência orgânicos, tornando a alimentação escolar mais saudável e diferenciada.
Esses alimentos contribuem para suprir possíveis carências nutricionais e também para a prevenção de doenças como: obesidade, diabetes e problemas intestinais, além de redução dos níveis de colesterol no sangue, proporcionando mais saúde aos alunos de Atibaia.