3 de outubro de 2017 | 10h55

Atibaia participa da Conferência Estadual de Assistência Social

Três delegados representarão o município no encontro que acontece entre os dias 3 e 5 de outubro, em Águas de Lindóia

Três delegados representarão o município no encontro que acontece
entre os dias 3 e 5 de outubro, em Águas de Lindóia

A Prefeitura da Estância de Atibaia sempre se preocupou em resgatar e reinserir pessoas em situação de vulnerabilidade de modo humano e digno, investindo e priorizando as políticas públicas de Assistência Social. Prova disso é que três delegados representarão o município na 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, que reunirá 1200 delegados dos municípios do Estado de São Paulo. O encontro acontece entre os dias 3 e 5 de outubro, em Águas de Lindóia, e terá como tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”.
O coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Alex Meira, o assistente social, Décio Hataima, e a usuária do sistema, Terezinha Ribeiro, são os representantes de Atibaia. Os delegados foram escolhidos na 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada em junho de 2017, e defenderão as propostas feitas ao Estado no encontro.

Encontro em Águas de Lindóia

Assim como aconteceu nas conferências municipais e ocorrerá na nacional, a conferência estadual também realizará os debates dentro de quatro eixos temáticos: eixo 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; eixo 2 – gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; eixo 3 – acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e eixo 4 – a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile, que também participa do encontro, Atibaia se faz representada nesse importante debate, demonstrando comprometimento com a implementação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Principalmente agora, em que a área sofre momentos difíceis face a redução drástica do orçamento nacional da assistência social.
A conferência estadual será transmitida ao vivo no canal do Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas) no Youtube. O próximo encontro para debater o tema será a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada de 5 a 8 de dezembro, em Brasília, no Distrito Federal, também com o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”.