2 de junho de 2017 | 10h53

Atibaia participa da cerimônia de abertura da 21ª edição dos Jogos Regionais dos Idosos em Americana

Delegação do município conta com 80 atletas inscritos em 12 modalidades do torneio.

Nesta quinta-feira (1º de junho) aconteceu a cerimônia oficial de abertura da 21ª edição dos Jogos Regionais dos Idosos – JORI, pela 4ª Região Esportiva do Estado, cuja sede dos jogos está sendo a cidade de Americana-SP.

O evento aconteceu no Ginásio de Esportes “Roberto Polati” e contou com quase 2.300 atletas, além da presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin; do secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Paulo Gustavo Maiurino; e de representantes da cidade anfitriã e dos demais municípios paulistas participantes do torneio (total de 43), entre eles Atibaia.
Na comitiva de Atibaia que participou da solenidade de abertura estiveram presentes a conselheira do Fundo Social de Solidariedade de Atibaia, Carla Goes Grosso – representando a presidente do Fundo Social do município, Simone Cardoso; a coordenadora de Solidariedade, Juliana Castillo; o coordenador do Idoso, Marcos Moura; o secretário de Esportes e Lazer, Otávio de Lima; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Fabiano de Lima.

Os JORI 2017 acontecem desde a terça-feira, dia 30 de maio, até este domingo, dia 4 de junho, e devem reunir mais de 14 mil atletas. São 14 modalidades disputadas entre atletas de ambos os gêneros com, no mínimo, 60 anos de idade: atletismo; bocha; buraco; coreografia; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; tênis; tênis de mesa; truco; voleibol adaptado e xadrez.
A delegação de Atibaia conta com cerca de 100 integrantes no torneio, entre técnicos da Comissão de Delegação, monitor, motorista, enfermeira e 80 atletas inscritos em 12 das 14 modalidades (exceto malha e tênis).
A Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade, da Coordenadoria Especial do Idoso e da Secretaria de Esportes e Lazer do município, presta apoio à equipe de Atibaia na competição, inclusive tendo disponibilizado 100 camisetas à delegação, todas identificadas com o tema dos jogos.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Atibaia, Simone Cardoso, registrou sua torcida para os representantes do município na competição, desejando a eles muito sucesso no torneio e lembrando que, independente dos resultados, todos já são vitoriosos pela disposição e alegria demonstradas.
Para o coordenador do Idoso, Marcos Moura, os JORI chamam a atenção dos idosos para a importância da prática regular de atividades esportivas na manutenção da qualidade de vida e do bem-estar.
Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Otávio de Lima, a participação de Atibaia nos JORI demonstra que, no município, não há limite de idade para a prática de esportes, motivo que transforma os atletas em grandes exemplos para as demais gerações.
A competição em Americana é a primeira de oito etapas regionais classificatórias dos JORI 2017. Anualmente, oito cidades recebem os jogos, representando as oito Regiões Esportivas do Estado, e um último município sedia a grande final estadual, prevista para o mês de outubro deste ano, em Sertãozinho-SP.

Os Jogos Regionais dos Idosos – JORI são realizados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo e com as prefeituras e fundos sociais das cidades-sede.
Mais informações sobre os JORI 2017 podem ser consultadas no sites http://www.selj.sp.gov.br/(Governo do Estado) ou http://joriamericana2017.com.br/ (município de Americana).