Atibaia prepara V Mostra de Artes das Escolas Municipais

Atibaia prepara V Mostra de Artes das Escolas Municipais

Exposição acontece de 6 a 30 de setembro, no Centro de Convenções,
com o tema “Sentir Faz Sentido” e entrada gratuita ao público

O contato com a arte é extremamente importante para as crianças, pois possibilita que elas desenvolvam tanto o raciocínio quanto a afetividade. Com o objetivo de incentivar a produção e a apreciação de conteúdos artísticos, a Prefeitura da Estância de Atibaia promove, em setembro, a V Mostra de Artes das Escolas Municipais, além da Semana de Arte Professora Aline Araújo.

A abertura da Mostra acontece na quinta-feira, dia 6 de setembro, às 19h, no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, momento em que quatro escolas da rede municipal realizarão diversas apresentações, como coral, ginástica rítmica, fanfarra mirim, teatro e dança. A exposição de artes visuais ficará aberta ao público para visitação (gratuita) até o dia 30 de setembro.

ARQUIVO/SECOM

A Mostra será preparada pelos professores de arte da rede municipal e as obras que serão expostas foram desenvolvidas pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de Atibaia – cerca de nove mil estudantes – durante as aulas de arte, contemplando trabalhos individuais e coletivos.

Entre os dias 10 e 13 de setembro, das 9h às 16h, também acontece a “Semana de Arte Professora Aline Araújo”, instituída no município pela Lei nº 4.541/2017. Nesse período, os alunos do Ensino Fundamental de Atibaia visitarão o Centro de Convenções para prestigiar a Mostra e realizar uma apresentação de música, teatro ou dança no auditório (atividade restrita aos estudantes). A ideia é que os alunos sejam artistas e espectadores, apreciando todas as linguagens de arte.

De acordo com a Secretaria de Educação, a V Mostra, com o tema “Sentir Faz Sentido”, chama a atenção para a quantidade de experiências que deixamos de viver ao insistir em achar significados. Na apresentação do evento, um convite: “permita que a emoção e os sentimentos te invadam e vá lá sentir tudo o que sempre quis. E sinta muito por quem escolhe não sentir nada. O que faz sentido é sentir. E só. Somos instantes e cada um deles tem seu próprio sabor, aroma e lembrança. Tempo perdido é tentar decifrar, entender, controlar… Estar presente nas experiências pelas quais passamos faz com que nos tornemos potencialmente capazes de sentir cada vez mais”, descreve o convite.

ARQUIVO/SECOM

Ainda segundo a Secretaria de Educação, a Mostra é resultado de um processo de vivências e aprendizagens que acontecem no dia dia dos alunos, dentro das escolas. O objetivo é valorizar todo esse processo apresentando seus resultados e estimulando nas crianças a apreciação pela cultura. Conforme a Pasta, a proposta não é formar, de maneira direta, artistas em potencial, mas sim alimentar, nos estudantes de Atibaia, o interesse por arte e cultura.