6 de Fevereiro de 2018 | 09h56

Atibaia promove peças teatrais em Centros Comunitários para alertar sobre trabalho infantil

Bairros Maracanã, Boa Vista, Maristela II e Iara receberão ação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil nesta semana.

Bairros Maracanã, Boa Vista, Maristela II e Iara receberão ação
do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil nesta semana

Todas as crianças têm o direito de serem crianças. O dever da Administração Pública e da sociedade é assegurar que os pequenos possam crescer, aprender, brincar e desenvolver suas habilidades no tempo certo e, para isso, é preciso prevenir o trabalho infantil. A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do Ministério do Desenvolvimento Social, promove a peça infantil “A Hora é Agora”, em quatro Centros Comunitários nesta semana.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com os municípios, é um conjunto de ações que têm o objetivo de retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos.
As peças teatrais, realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), têm o objetivo de sensibilizar crianças e pais sobre trabalho infantil, com foco na importância das necessidades dos pequenos, como brincar e estudar, além de alertar as famílias para o respeito de cada fase do desenvolvimento infantil. Além do teatro, a secretaria também realiza rodas de conversa e distribui cartilhas educativas.
A segurança das crianças e adolescentes é garantida com a participação de todos. Para denunciar uma situação de trabalho precoce, basta ligar no Dique 100, além dos canais municipais: SADS (fone: 4414-0650); Conselho Tutelar (fone: 4418-2030); Ouvidoria Geral do Município (fones: 4414-2124/2125); Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Caetetuba (fone: 4402-4329), Imperial (fone: 4412-4614), Portão (fone:4416-9183) e Tanque (4416-1554) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (fone: 4412-3717).

As famílias também podem procurar espontaneamente a gestão do Cadastro Único no município para pedir que seja incluída no programa. Mais informações na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social pelo telefone (11) 4414-0650.
Confira a programação da peça “A Hora é Agora” nesta semana:
Segunda-feira (5): Centro Comunitário do Bairro do Maracanã, às 18h
Terça-feira (6): Centro Comunitário do Bairro Boa Vista, às 18h