21 de setembro de 2017 | 14h44

Atibaia recebe reunião do Coegemas

Gestores de 80 cidades discutiram os rumos da assistência social nos municípios paulistas integrantes do Colegiado.

Gestores de 80 cidades discutiram os rumos da assistência social
nos municípios paulistas integrantes do Colegiado

Atibaia recebeu nesta quarta-feira (20) integrantes do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de São Paulo (Coegemas-SP). No encontro, realizado no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, gestores e dirigentes de 80 municípios paulistas discutiram e debateram sobre as políticas públicas da assistência social no Estado, além de questões que viabilizem o pacto de aprimoramento das gestões na área.
Durante a palestra, o Secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Floriano Pesaro, ressaltou a importância da intensificação de políticas públicas voltadas às crianças. Com o tema Primeiríssima Infância, abordou as questões que norteiam essas políticas: “priorizar a primeira infância é formar adultos melhores. Essas questões entraram na agenda de políticas públicas como foco dos programas sociais”, afirmou.

“É muito importante o encontro do Coegemas, a nossa Frente Paulista, aqui em Atibaia. Encontro de vários secretários e gestores municipais da Assistência Social e hoje o tema que proferimos foi a primeira infância, um tema estratégico para o desenvolvimento humano. Nós acreditamos que se cuidarmos melhor dos nossos bebês, faremos adultos melhores. Aí está a importância de cuidar do bebê, do ponto de vista cognitivo e afetivo, dentro desse guarda-chuva da política social de família prevista no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), a estratégia do Programa Criança Feliz e de programas voltados à primeira infância”, ressaltou Floriado Pesaro.
A secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Atibaia, Magali Basili, destacou que o país atravessa momento financeiro difícil e por isso é fundamental o fortalecimento dos gestores municipais para buscar no Estado e na União os recursos financeiros.
Na pauta da reunião foram dados os informes da Comissões Intergestora Tripartite (CIT), Intergestora Bipartite (CIB) – instâncias de pactuação da política pública de assistência social –, e do Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas).

Ao final do encontro, os gestores deliberaram, no âmbito das Comissões, sobre os encaminhamentos definidos. Atibaia tem assento na diretoria do Coegemas, CIT e do Conseas. A próxima reunião do Colegiado será em São Paulo, no dia 18 de outubro, e a pauta tratará sobre orçamento federal.
Coegemas-SP – Frente Paulista
A Associação da Frente Paulista dos Dirigentes Públicos Municipais da Assistência Social (Coegemas) reúne os gestores do Estado de São Paulo na área de desenvolvimento social, cujos municípios fazem a adesão anualmente. Dentre suas atribuições estão a congregação de dirigentes públicos municipais da Assistência Social e o intercâmbio com outras entidades estaduais, nacionais e internacionais; representação dos municípios do Estado junto às demais esferas de governo, bem como fortalecimento de sua representação nos Conselhos, Comissões e Colegiados; a defesa da Assistência Social como Política de Seguridade Social, de acordo com os princípios constitucionais, com a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS); o desenvolvimento de estudos, pesquisas, cursos, reuniões, seminários, trabalhos vinculados à área de Assistência Social e demais eventos para troca de informações e experiências.