Atibaia registra menor índice de mortalidade infantil da história no município
22 de Fevereiro de 2019 | 16h48

Atibaia registra menor índice de mortalidade infantil da história no município

Segundo IBGE, em 2017 coeficiente de mortalidade infantil foi de 12,8 óbitos para cada mil nascidos vivos no Brasil; Em 2018 Atibaia registrou coeficiente de 4,7

De acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade do Sistema Único de Saúde, o SUS, Atibaia registrou uma estatística que representa evolução na área de saúde: a cidade alcançou o menor índice de mortalidade infantil já registrado em sua história.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2017 (último levantamento divulgado pelo órgão) o Brasil registrou um coeficiente de mortalidade infantil de 12,8 óbitos de menores de um ano de idade para cada mil nascidos vivos no país.

Em Atibaia, no ano de 2018, o coeficiente de mortalidade infantil foi de 4,7 óbitos de menores de um ano para cada mil nascidos vivos (estatística que também leva em conta hospitais particulares da cidade).

Redução da Mortalidade Infantil em Atibaia

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, uma série de fatores contribuiu para a redução dos índices. Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura promoveu melhorias nas Unidades de Saúde; reestruturou o atendimento na Atenção Básica e especialidades; e organizou a rede, articulando e integrando serviços ambulatoriais e hospitalares.

Além disso, o Executivo aplicou recursos na contratação de novos profissionais, na aquisição de equipamentos, na informatização da rede e na realização de ações e campanhas de prevenção e promoção da saúde. A Prefeitura também direcionou atenção aos servidores, oferecendo diversas capacitações técnicas para os funcionários; e, em especial, destinou investimentos em atenção à gestante, aos serviços de pré-natal, parto e pós-parto e aos cuidados com recém-nascidos em todo o município.

“A redução no índice de mortalidade infantil no decorrer dos últimos anos e esse registro histórico, da menor estatística já registrada na cidade, são resultados de todo um planejamento, investimento e gestão que a Administração Municipal vem realizando. E nosso objetivo continua sendo proporcionar cada vez mais saúde e qualidade de vida à população”, ressaltou o prefeito em exercício, Emil Ono.