Atibaia registra saldo positivo na geração de empregos em agosto

Atibaia registra saldo positivo na geração de empregos em agosto

Mês contabiliza superávit de 152 contratações,
sendo 99 da indústria, setor que volta a crescer no município

Atibaia pode comemorar após a divulgação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho (MTB), referentes a agosto deste ano. O município registrou um saldo positivo de 152 contratações, resultado de 1.363 admissões efetuadas contra 1.211 desligamentos realizados.

O superávit de empregos formais (com carteira assinada) registrado no mês de agosto fortalece o cenário positivo observado no mercado de trabalho em Atibaia durante este ano. Isso porque, dos oito meses finalizados de 2018, em cinco deles o saldo foi positivo. Na variação absoluta (soma das variações de cada mês), houve 709 vagas geradas de janeiro até agosto, contra 278 desligamentos, portanto, uma “balança” positiva de 431 postos de trabalho na cidade.

Ainda conforme os dados do Caged, agosto foi o segundo mês do ano com a maior variação positiva (152), ficando atrás apenas de abril, que registrou superávit de 322 empregos. No comparativo entre agosto/2017 e agosto/2018, os números também mostram evolução na geração de emprego em Atibaia: saldo positivo de 88 postos em 2017 contra os atuais 152 deste ano, quase o dobro.

A perspectiva é de que o saldo entre admissões e desligamentos siga em tendência positiva no segundo semestre de 2018, especialmente porque os números apontam que a indústria voltou a empregar na cidade.

Conforme os dados do Caged, o setor industrial foi o que registrou o melhor saldo (99) no mês de agosto, com 401 admissões contra 302 desligamentos. No acumulado do ano, de janeiro a agosto, o saldo também é positivo, com um superávit de 485 postos de trabalho: resultado de 2.671 contratações contra 2.186 desligamentos.

A Prefeitura da Estância de Atibaia mantém uma série de políticas públicas voltadas ao setor industrial, com ações de estímulo aos negócios e incentivo à inovação, como o Programa Inovati, lançado pela Administração Municipal nesta semana e que oferece subsídios a empresas com projetos de inovação como contrapartida pelo valor agregado gerado à cidade, como empregabilidade qualificada, entre outros benefícios.

“Temos trabalhado com iniciativas que buscam ampliar a geração de empregos no município, como o Programa Inovati”, afirmou o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza. “Mesmo diante da crise econômica vivenciada em todo o país no decorrer dos últimos anos, responsável por um período intenso de retração na economia brasileira, a Prefeitura de Atibaia manteve os investimentos, sempre buscando estimular a criação de novos postos de trabalho”, lembrou. “Atibaia vem enfrentando bem este cenário em comparação a inúmeros outros municípios, apresentando sinais de reação e evoluindo na oferta de vagas. A indústria voltou a empregar, o que representa uma perspectiva otimista para o futuro”, concluiu.