15 de dezembro de 2017 | 10h51

Atibaia se veste de flores

Programa Atibaia Florida leva mais beleza ao Calçadão, Av. Dona Gertrudes, Lago do Major, entre outros pontos da cidade

Você já deve ter reparado que Atibaia está mais bonita, colorida e perfumada. Isso se deve ao programa Atibaia Florida da Prefeitura, que está decorando diversas ruas, praças e rotatórias da cidade com vasos e muitas flores. A ação começou com flores no Calçadão, em julho, e agora se espalhou pelo município com mais de 700 vasos espalhados pela cidade.

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Agricultura, decorou diversas ruas da cidade com um total de 730 vasos da espécie de flor sunpatiens. A espécie é adequada para a decoração da cidade, pois prefere a luz do sol, requer poucos cuidados e permanece florida de 8 a 10 meses. Os comerciantes do município também têm participação na ação: eles se comprometeram a cuidar das plantas e a manter a beleza das ruas.
A colocação de vasos floridos nas áreas comerciais da Atibaia é apenas uma parte do Atibaia Florida: as praças públicas também estão inclusas no programa! Três delas já receberem canteiros de flores neste ano e o projeto prevê que a cada mês, até 2020, uma praça receberá a ação, além de manutenção da jardinagem continuamente.

O programa Atibaia Florida já está presente nas tradicionais ruas comerciais do Centro, no Calçadão, nos prédios da Prefeitura, em parceria com os comerciantes locais, representados pela Associação Comercial de Atibaia; na Praça da Matriz e no Lago do Major, por meio da doação das mudas pela empresa Sakata Seed Sulamérica (que possui a patente da flor); na rotatória da Al. Lucas Nogueira Garcez, em parceria com o Rotary Club de Atibaia; e na rotatória da e Av. Jerônimo de Camargo com a Av. Carvalho Pinto, em parceria com o Hospital Novo Atibaia.

Neste ano foram produzidas 16 mil mudas, com um investimento de apenas R$0,45 por cada uma delas, somando um investimento total de R$7 mil na beleza da cidade. O baixo valor se deve pela utilização de substrato proveniente da trituração de resíduos de podas de árvores feita pelo município e pela formação das mudas em viveiro municipal. No próximo ano, o objetivo é produzir 30 mil mudas e atender diversas regiões do município.

Segundo a Secretaria de Agricultura, Atibaia já é conhecida e reconhecida em todo o Brasil pela grande produção de flores, a cidade é responsável por cerca de 25% da produção do país, e o programa Atibaia Florida é uma ação que objetiva florir ainda mais o município, além de incentivar o turismo, o comércio e a produção agrícola.