19 de janeiro de 2017 | 10h24

Atibaia zera índices de evasão escolar e de reprovação nas escolas municipais

Este é o 3º ano consecutivo que o município atinge esse resultado.

No ano de 2016, a Educação de Atibaia fechou o ano letivo com dois importantes resultados: índice zero de evasão escolar e índice zero de reprovação nas escolas municipais. Ou seja, nenhum aluno matriculado na rede municipal de ensino abandonou os estudos ou repetiu de ano.
De acordo com a secretária de Educação, Márcia Bernardes, o índice zero de evasão escolar é resultado de um projeto desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação chamado “Nenhum a menos”, que tem como objetivo realizar diversas ações para incentivar o aluno a frequentar a escola e conscientizar a família sobre a importância dessa ação.
Além disso, as escolas municipais contam com a supervisão da Secretaria de Educação para acompanhar regularmente a frequência de todos os alunos da rede, tomando as providências necessárias quando a assiduidade é considerada baixa.
Já com relação à repetência, Atibaia adota um sistema de progressão continuada oferecendo todo o suporte de recuperação paralela e contínua para que os alunos com defasagem de aprendizagem possam dar sequência aos estudos.
Desde 2013, todas as escolas municipais contam com aulas de reforço e isso contribuiu para que a rede municipal de ensino zerasse os índices de reprovação.
O prefeito Saulo Pedroso explica que a Prefeitura vem trabalhando desde 2013 para atingir esses resultados, e foi a partir do ano de 2014 que esse objetivo foi concretizado.
De acordo com o chefe do Executivo, além de beneficiar os alunos, que conseguem obter uma aprendizagem efetiva, esses dados influenciam nos resultados do IDEB, IOEB e IDH (índices de avaliação) do município, fazendo com que Atibaia seja hoje referência nacional na área da Educação.
Para o ano de 2017, o ano letivo tem início no dia 6 de fevereiro com atividade de acolhimento para os alunos e familiares.
Nesse período de recesso escolar, as unidades escolares estão recebendo serviços de roçada, jardinagem, limpeza externa e dedetização, preparando o ambiente para receber os funcionários e alunos no retorno às aulas.