1 de março de 2018 | 12h28

Audiência Pública: Saúde apresenta balanço das atividades

Dados mostram que financiamento e orçamento do setor apresentam crescimento de mais de 80% nos últimos cinco anos.

Dados mostram que financiamento e orçamento do setor apresentam crescimento
de mais de 80% nos últimos cinco anos

Durante Audiência Pública da Saúde realizada pela Prefeitura de Atibaia, na última terça-feira (27), conforme determina a Lei Complementar nº 141/12, foram apresentados os demonstrativos financeiros da aplicação no setor referentes ao terceiro quadrimestre de 2017, bem como um balanço da produção de serviços e atividades desenvolvidas na área. A explanação, feita no plenário da Câmara Municipal, ainda exibiu um comparativo, traçando série histórica entre 2012 e 2017, relativo a atendimentos, procedimentos e outras atividades dos diversos setores que compõem a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na apresentação, ministrada pela secretária de Saúde Maria Amélia Sakamiti Roda e outros profissionais da SMS, destacam-se, no período de setembro a dezembro de 2017, entre outras atividades, a entrega, pela Administração Municipal, de mais três farmácias, planejamento de ações junto ao gabinete do prefeito, atividades de prevenção à saúde da criança, da mulher, do homem e do idoso nas diversas unidades de saúde, mutirões de combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças, e a intensificação da vacinação contra a Febre Amarela, já em prática na cidade desde o mês de abril do ano passado.
Nos últimos cinco anos houve um incremento de 83,6% no financiamento e orçamento da Secretaria Municipal de Saúde, que passou de pouco mais de R$ 55 milhões em 2012 para mais de R$ 101 milhões em 2017, mostrando assim a priorização e o investimento da Administração Municipal nessa área em Atibaia.

Reprodução

Em série histórica e comparativa entre os anos de 2012 e 2017, áreas da saúde como a de consultas médicas, que engloba atendimentos em clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, apresentou crescimento de 10,8% conforme a Unidade de Avaliação e Controle da SMS. Segundo o demonstrado, ao analisar os anos de 2013 a 2017 nota-se esse aumento quando comparado ao ano de 2012. Em 2015 e 2016, houve a redução na quantidade de consultas, justificada por fatores como mudança do sistema de informação; falta de reposição de Médicos do Programa Mais Médicos do Governo Federal e de profissionais que se afastaram pelo INSS.
Reprodução

Uma outra área que mereceu a atenção é a de atividades realizadas pelos Agentes Comunitários e Equipe Multiprofissional da Saúde da Prefeitura. Em comparação aos anos de 2013 a 2017 em relação a 2012, houve aumento de 122,5% nas atividades desenvolvidas. Procedimentos como inalações, curativos, coleta de exames e outros, na mesma série histórica, também mostraram crescimento de 79,5%. Do mesmo modo, o número de doses de vacinas do calendário básico nacional aumentaram. Foram 70.585 doses administradas em 2012 e 199.008 doses aplicadas no ano passado. Ou seja: 181,9% a mais no comparativo com o ano de 2012.
Reprodução

O fortalecimento da gestão, com comprometimento dos profissionais e integração de equipes, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), transporte de pacientes, Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica, a certificação do laboratório municipal, revitalização de unidades de atendimento, compra de equipamentos, ações para diminuir ausências nas consultas médicas e atividades de orientação e palestras, também foram destaques durante a audiência.
A Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia localiza-se na Rua Bruno Sargiani, nº 100, Vila Rica. O telefone é (11) 4414-2220.