Bate-papo sobre saúde bucal na terceira idade teve participação de mais de 60 idosos no CCTI do Alvinópolis
8 de Maio de 2019 | 18h04

Idosos receberam, além de informações, avaliação da condição da saúde bucal para auxílio na prevenção do câncer de boca

As atividades do Centro de Convivência da Terceira Idade do Alvinópolis contaram com um reforço na área da saúde nesta terça-feira, dia 07. A pedido do Conselho do Idoso, foi realizado mais um bate-papo sobre a importância e os cuidados necessários no trato da saúde bucal na terceira idade.

Os atendimentos foram rotativos, no intervalo entre uma atividade e outra, mais de 60 idosos foram recebidos por um dentista da rede municipal de saúde que além de explicar sobre cuidados em geral, também orientou a respeito das questões especialmente importantes para os idosos, como as relativas ao uso e limpeza das próteses dentárias. Também foram realizadas mais de 35 avaliações bucais para auxílio na prevenção do câncer de boca.

Em 2018, o setor odontológico municipal fez o diagnóstico de 07 pacientes com câncer bucal. Conforme dados do Ministério da Saúde, o câncer de boca está mais presente em homens e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 50 anos. Somente no ano passado estima-se que mais de 14 mil brasileiros tenham sido diagnosticadas com câncer bucal. Hábitos simples e saudáveis, como boa higiene, não fazer uso de fumo e álcool e uma alimentação balanceada ajudam a reduzir a incidência da doença.