24 de novembro de 2017 | 10h05

Benefício de Prestação Continuada: Idosos favorecidos devem fazer recadastramento

Prazo termina no dia 15 de dezembro; Quem não realizar o
procedimento terá o benefício cancelado.

Prazo termina no dia 15 de dezembro; Quem não realizar o
procedimento terá o benefício cancelado

Para não perder o pagamento de um salário mínimo mensal, os idosos que fazem parte do grupo de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Governo Federal, devem realizar o recadastramento no programa na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) ou em um dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), até o dia 15 de dezembro de 2017 e os idoso que não realizarem o recadastramento terão o benefício cancelado.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o recadastramento deve ser realizado pelas pessoas que já recebem o BPC Idoso até o dia 15 de dezembro deste ano para que continuem a receber o pagamento do benefício. Para efetuar o recadastramento, os idosos devem agendar pessoalmente ou pelo telefone, no CRAS mais próximo ou na SADS. As pessoas que não se recadastrarem terão os benefícios cancelados.
O BPC, da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), garante o pagamento de um salário mínimo mensal (atualmente R$ 937) ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (que produza efeitos pelo prazo mínimo de 2 anos), e que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

TV Digital – Também na Secretaria de Assistência Social, os idosos de baixa renda cadastrados em Programas Sociais do Governo Federal poderão retirar um kit gratuito com equipamentos para receber o sinal digital de televisão. O kit para TV Digital é um pacote de equipamentos distribuídos gratuitamente para que famílias de baixa renda possam preparar suas residências para o recebimento do sinal digital de TV. O kit é composto por uma antena UHF e um conversor (com controle remoto), que precisam ser instalados para que o aparelho de televisão antigo (ainda sem conversor) possa exibir a programação de TV transmitida pelo sinal digital.
Confira os locais que realizam o recadastramento do BPC Idoso e escolha mais próximo:
CRAS Jardim Imperial
Avenida Imperial, nº 2159 – Próximo ao Terminal Rodoviário
CRAS Caetetuba
Rua Gonçalves Dias, nº 265
CRAS Portão
Rua Prefeito Antônio da Cunha Leite, nº 3209
CRAS Tanque
Praça Soldado Constitucionalista (prédio da antiga estação)
Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h