4 de novembro de 2016 | 13h01

Campanha é lançada para conscientizar a respeito de doenças masculinas

Ênfase da campanha “Novembro Azul” é a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

novembroazul1Neste mês de novembro foi lançada em Atibaia a campanha “Novembro Azul” para conscientizar toda a sociedade, em especial os homens, a respeito de doenças que ocorrem com maior força no público masculino, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha acontece em todo o país e a Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Saúde, está envolvida no trabalho de conscientização, distribuindo folhetos informativos e programando ações voltadas à saúde masculina.
“As equipes das unidades de saúde estão programando ações especiais, como palestras e busca ativa pelo público masculino, inclusive em locais da zona rural, já que normalmente não frequenta essas unidades. Estamos também incentivando e apoiando empresas na realização de atividades educativas”, contou a gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Drª Rita Bergo.
Com o slogan “Se cuidar também é coisa de homem”, a campanha divulga informações sobre os problemas de saúde mais comuns em homens, como as doenças de coração, as sexualmente transmissíveis, o tabagismo, o alcoolismo e os tumores. Ela chama a atenção a respeito do câncer de próstata, que é a segunda maior causa de morte por tumores em homens.
“Muitas vezes as doenças não apresentam sintomas e podem avançar silenciosamente. Portanto, todo cuidado é pouco e a prevença periódica é fundamental”, diz trecho do folheto, que vem sendo distribuído nos principais postos e repartições públicas de Saúde.
Como se prevenir?
-faça check-ups frequentemente.
-uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menor gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do cancêr.
– especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter um peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
-no caso específico de câncer de próstata, homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, entre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

print