14 de fevereiro de 2017 | 16h51

Carnaval Atibaia 2017 mantém a qualidade da programação com economia de 40% em relação a 2016

Mesmo com redução dos gastos, Prefeitura investiu em mais infraestrutura para a festa, com ampliação no número de seguranças e banheiros químicos.

com ampliação no número de seguranças e banheiros químicos

A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, preparou uma programação especial para as festividades do Carnaval Atibaia 2017, que neste ano terá como tema “a Festa da Família”.

Arquivo SECOM

O Executivo trabalhou para manter a qualidade e a diversidade observadas nos últimos anos na programação – que contará com atrações para todos os tipos de público, tanto na Praça da Matriz quanto na Arena do Centro de Convenções – e ainda garantiu uma economia aos cofres públicos de 40% em relação a 2016, passando de mais de R$ 600 mil no último ano para pouco mais de R$ 350 mil este ano.
Em Atibaia, houve adequação de horários na programação do Centro de Convenções, que em 2016 tinha início às 15h, enquanto este ano começará às 19h30.

Já na Praça da Matriz houve revisão das apresentações e, ao invés da performance de duas bandas como em 2016, este ano houve a contratação de um grupo, a Banda Saint Clair.

As alterações realizadas pela Prefeitura garantiram diminuição de custos, o que permitiu a manutenção das marchinhas e do tradicional Desfile de Bonecões na Praça da Matriz; o apoio aos blocos do Jacaré (que atende a região composta pelos bairros Cerejeiras, Caetetuba e Imperial), do Zé Pereira (Alvinópolis) e do Caveira (que tem a particularidade de se concentrar em frente ao cemitério municipal antes de sair para a folia); e ainda o incentivo às escolas de samba do município, pois mesmo sem a realização do desfile no Sambódromo (Av. Jerônimo de Camargo) – que exigia um porte de investimentos mais elevado – as escolas foram novamente prestigiadas pelo Poder Público e se apresentarão (componentes e bateria) durante o Carnaval no palco principal da Arena do Centro de Convenções.

Mesmo com a redução nos custos, a Prefeitura conseguiu aumentar a segurança dos eventos com o fechamento do recinto e portaria controlada no acesso ao Centro de Convenções, principalmente na chegada dos blocos do Zé Pereira e do Caveira. Também haverá aumento de 86% do contingente para efetuar a segurança dos foliões, ampliando de 91 para 170 o número de seguranças contratados.

Além disso, a Administração Municipal conseguiu preparar um Carnaval mais econômico e que, ao mesmo tempo, oferece maior e melhor estrutura ao público, que este ano contará com mais banheiros químicos nos locais das festividades – aumento de 150% em relação a 2016, passando de 42 unidades para 105 – e ainda melhoria na qualidade dos equipamentos de som e iluminação.

Impacto na economia
A procura por hotéis aumentou com a chegada do Carnaval, que em Atibaia é conhecido por ser “a festa da família”. A taxa de ocupação já está em torno de 80%, de acordo com a Secretaria de Turismo da Prefeitura, fator que consolida o município no roteiro turístico nessa época do ano.

O Carnaval de Atibaia continua atraindo públicos de diferentes idades e regiões do país, o que fez com que a procura em hotéis do município aumentasse 20% neste ano, em relação a 2016, segundo a Secretaria de Turismo, que estima um fluxo financeiro na economia da cidade de mais de R$ 10 milhões durante o período do Carnaval, considerando o movimento nos meios de hospedagem, restaurantes, bares, comércio, a população que permanecerá na cidade, as pessoas que têm uma segunda residência em Atibaia e vão curtir a folia atibaiense e os turistas visitantes.

Arquivo SECOM

Ainda conforme a Secretaria de Turismo, com relação à movimentação nos hotéis, quem ganha também são as escolas de samba e os profissionais da área de lazer e entretenimento.

Neste ano, a programação nos hotéis conta com apresentação de escolas de samba, trio elétrico, jantares temáticos, shows e bandas, e também atividades de artesanato e maquiagens, o que significa aumento da contratação de profissionais temporários. Há também opções de recreação e lazer para pessoas de todas as idades.

Os pacotes são de 24 a 28 de fevereiro ou de 25 de fevereiro a 1º de março. Muitos hotéis oferecem cortesias para crianças de até 12 anos. Em média, os pacotes de quatro dias para o casal e crianças estão em torno de R$ 4 mil, com pensão completa.