15 de fevereiro de 2018 | 11h26

Carnaval de Atibaia é destaque em segurança e público familiar

Mais de 90 mil pessoas brincaram durante os dias de folia na cidade;
estimativa é da GCM e nenhuma ocorrência grave foi registrada.

Mais de 90 mil pessoas brincaram durante os dias de folia na cidade;
estimativa é da GCM e nenhuma ocorrência grave foi registrada

O público que prestigiou e brincou o carnaval em Atibaia, durante os dias de folia, foi de mais de 90 mil pessoas. A estimativa é da Guarda Civil Municipal (GCM), que teve o efetivo triplicado pela Administração Municipal para garantir a segurança e o bom andamento da festa na cidade. Conforme a GCM, não foram registradas ocorrências graves durante as operações. Ações preventivas também foram realizadas pelo Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI), como o patrulhamento do entorno dos locais onde a festa ocorreu.

Durante o pré-carnaval, cerca de 30 mil pessoas estiveram nos Blocos do Jacaré (dia 27 de janeiro, no Jd. Cerejeiras), Zé Pereira (dia 3 de fevereiro, no Alvinópolis) e do Caveira (dia 9, no Centro). Já na Praça da Matriz, para brincar ao som das marchinhas, com Altemar Dutra Jr. e Banda e a companhia dos tradicionais Bonecões da Alegria, foram mais de 20 mil foliões durante os quatro dias (de sábado (10) a terça-feira (13).

À noite, na arena do Centro de Convenções e Eventos, que contou com apresentações de escolas de samba e da banda show Linha de Frente, mais de 40 mil pessoas estiveram no recinto, especialmente cercado para receber e garantir a segurança dos presentes durante os dias de folia.

Sem ocorrências graves
Ações preventivas planejadas e executadas pelo GGI Atibaia – Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública, somada à estrutura fornecida pela Prefeitura, como a delimitação e cercamento do Centro de Convenções, além da contratação de seguranças particulares, garantiram a tranquilidade e a segurança da população durante os dias de carnaval em Atibaia.

Em todas as entradas do Centro de Convenções foi realizada revista pessoal do público, com controle de acesso, evitando assim o ingresso de armas, drogas e garrafas de vidro ao recinto.

O patrulhamento do entorno do local também foi reforçado, com ações ostensivas da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Na Praça da Matriz, também houve a revista de bolsas e de coolers, utilizados para o acondicionamento de alimentos e bebidas.

Conforme o secretário de Segurança Pública da Prefeitura, Lucas Cardoso, com a intensificação das ações preventivas e o trabalho conjunto com o GGI Atibaia, o carnaval em Atibaia ficou ainda melhor e mais seguro. “A revista pessoal e proibição de uso de garrafas e outros objetos que poderiam ser utilizados como arma foram fundamentais para inibir a ação de pessoas mal intencionadas. Apenas no terceiro dia do evento, no Centro de Convenções, registramos um furto. Mas o suspeito foi detido logo em seguida pelas forças de segurança presentes no local”, afirmou.

Para mais imagens do Carnaval Atibaia 2018 acesse a página oficial da Prefeitura no Facebook .