Carreta da mamografia realiza 500 atendimentos em Atibaia
8 de abril de 2022 | 10h26

Carreta da mamografia realiza 500 atendimentos em Atibaia

Unidade móvel do programa “Mulheres de Peito” atendeu cerca de 50 mulheres por dia

A “Carreta da Mamografia”, serviço itinerante que percorre as cidades paulistas oferecendo gratuitamente o exame para detecção do câncer de mama, esteve em Atibaia entre os dias 22 de março a 2 de abril e realizou 500 atendimentos, sendo 50 mulheres por dia (segunda a sexta-feira) e 25 aos sábados, tendo adesão de 100% dos serviços.

Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Atibaia e o governo do Estado de São Paulo no Programa “Mulheres de Peito”, a ação promoveu exames de mamografia sem necessidade de agendamento na unidade móvel que ficou estacionada na Praça Santo Antônio, bairro do Alvinópolis.

O Programa Mulheres de Peito foi criado pela Secretaria de Estado de São Paulo com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da realização do exame, assim como a facilidade do acesso ao mesmo, através da dispensa do pedido médico, ou seja, livre demanda.

A mamografia continua sendo o principal meio de prevenção contra o câncer de mama e deve ser feita pelas mulheres a partir dos 40 anos de idade, com periodicidade anual. O exame tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doença são minimizados.

print