7 de Fevereiro de 2018 | 16h13

Centro Cultural André Carneiro será inaugurado no próximo dia 17

Local foi totalmente reformado e abrigará mostras artísticas e culturais.

Local foi totalmente reformado e abrigará mostras artísticas e culturais

O Centro Cultural André Carneiro, espaço destinado a mostras artísticas e culturais, em frente à Praça da Matriz, em Atibaia, será inaugurado pela Administração Municipal no próximo dia 17 de fevereiro, sábado, às 17h. O local foi totalmente reformado pela Prefeitura de Atibaia e a fachada original do antigo prédio, tombado pelo patrimônio histórico, que apresenta arquitetura peculiar da época de sua construção, foi mantida.

Além do espaço para exposições e alimentação, também foi construído um mirante para a Serra do Itapetinga, onde fica a Pedra Grande, importante ponto turístico natural de Atibaia. Os serviços de reforma e adequação do prédio foram realizados com recursos próprios da Prefeitura com investimento de R$ 771.504,95. A empresa responsável pela obra foi a Construtora Cordeiro Ltda. EPP.

Mostra de abertura
Com curadoria da artista Rita Moura, a exposição Impressões Guardadas marca a abertura e inauguração do Centro Cultural André Carneiro. Alguns dos inúmeros artistas que fizeram parte dos Encontros de Artes Plásticas na cidade, desde 1968, estão reunidos na mostra que procura enaltecer a importância da gravura como veículo de comunicação artística, política e social. Impressões Guardadas é um reencontro com o passado, estabelecendo um diálogo com o futuro, trazendo novas possibilidades para a Atibaia artística e cultural de outros tempos.

Quem foi André Carneiro
André Granja Carneiro é natural de Atibaia e foi poeta, escritor (considerado um dos mais importantes autores de ficção científica do Brasil), cineasta, artista plástico, crítico, publicitário, hipnotizador clínico e um dos pioneiros da fotografia moderna. Na literatura, teve produções traduzidas para dezesseis idiomas. Na fotografia, seus trabalhos integram importantes coleções, com participação em exposições coletivas em diversos países.

Arquivo/Divulgação

Foi diretor de Cultura e Turismo da Prefeitura e secretário da Sociedade Amigos de Atibaia, quando conseguiu para a cidade o título de Estância Hidromineral e Turística. Em 1946 criou, junto com outros nomes de expressão, a primeira biblioteca pública de Atibaia, que originou a Biblioteca Municipal atual. Foi fundador do Clube de Cinema, onde promovia debates após as sessões semanais. Como membro do Conselho de Turismo de Atibaia, criou os primeiros guias e cartazes ilustrados com fotos para a divulgação da cidade.
Em março de 2014, André Carneiro, aos 92 anos de idade, esteve em Atibaia para receber homenagem durante a realização da 1ª edição da Semana André Carneiro, vindo a falecer em novembro do mesmo ano.
O Centro Cultural André Carneiro fica na Rua José Lucas, nº 28, Centro, Atibaia.

Primeira publicação: 02 de fevereiro