7 de outubro de 2016 | 17h32

Centro de Convenções sedia a exposição “A Copaíba recriada”

Mostra pode ser vista até o próximo dia 17.

Copaiba_recriada1Foi aberta oficialmente na última quarta-feira (5) a mostra intitulada “A Copaíba recriada”, uma exposição que faz referência ao “antigo bonsai do Centro de Convenções”, uma copaíba de 155 anos estimados e que veio ao solo durante a chuva intensa da noite do dia 20 para o dia 21 de fevereiro deste ano. A mostra pode ser visitada no Centro de Convenções até o próximo dia 17 de outubro.
A árvore, que era tombada por meio do Decreto n° 6.644/12, teve sua madeira reaproveitada por artistas locais, que em esculturas, colagens figurativas e abstratas e confecção de instrumentos musicais preservaram a memória do bem cultural.
A ideia de reaproveitamento da madeira da copaíba, transformando-a em obras de arte de forma a preservar a memória da árvore, foi sugerida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, e pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Atibaia – COMPOCAT e acolhida com entusiasmo pelos conselheiros.
Foi feito então um chamamento público visando democratizar a ação e, após o parecer dos órgãos competentes da Prefeitura, o edital foi publicado na Imprensa Oficial. O COMPOCAT avaliou os projetos apresentados e decidiu que todas as propostas fossem aceitas, uma vez que não houve recompensa financeira pela execução dos trabalhos. Após a exposição dos trabalhos, as obras serão doadas ao acervo da cidade, conforme previsto no edital.
De acordo com o previsto e no mesmo lugar onde ficava a copaíba, a Prefeitura realizou o plantio de uma muda adulta de ipê-amarelo, considerada mais resistente e adequada para o local. A ação foi realizada no dia 21 de setembro, em comemoração ao Dia da Árvore, pelas equipes da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura e foi acompanhada por diversos munícipes presentes no local.
O Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret” fica na Alameda Lucas Nogueira Garcez, 511, Parque das Águas. Mais informações pelo telefone: (11) 4412-3287.