Com 85% da população vacinada, Atibaia mostra sua força no combate à Febre Amarela

Buscando atingir a meta de 100% da população, vacinação contra a doença continua. Escolha a unidade mais próxima e vacine-se!

Buscando atingir a meta de 100% da população, vacinação contra a doença
continua neste final de semana. Escolha a unidade mais próxima e vacine-se!

A Prefeitura da Estância de Atibaia vem intensificando as ações da campanha que tem como meta a imunização de 100% da população apta à vacinação (sem contraindicações). Em apenas dois dias desta semana, um total de 11.963 pessoas foi imunizado no município como resultado de um plano de trabalho elaborado pela Secretaria de Saúde, com atendimento à população e disponibilização da vacina, durante a semana, em um ciclo completo, de 24 horas.
Neste final de semana foi preparada uma programação diferenciada de vacinação. No sábado (13), das 8h às 16h, ocorrerá a verificação da caderneta de vacinação e aplicação de vacina em oito pontos distribuídos pelo município: UBS Alvinópolis; UBS Maria Pimpinato Dolci (Caetetuba); UBS Majuca Macedo (Portão); UBS Maracanã; USF Cerejeiras; Restaurante Graal (Rodovia Fernão Dias – Portão); equipe fixa no bairro Divisa (próximo à rotatória entre a Av. Águas Espraiadas e a Rod. Arão Sahm); e equipe volante (casa a casa) no bairro Portão.

Já no domingo (14), das 8h às 13h, ocorrerá a verificação da caderneta de vacinação e aplicação de vacina em dois pontos do município: UBS Oswaldo Paccini (Centro) e USF Jardim Imperial. Neste final de semana (13 e 14) não haverá plantão de vacinação na UPA Cerejeiras (os demais atendimentos serão realizados normalmente), tendo em vista que a Prefeitura promoverá uma grande mobilização em Atibaia, com equipes em diversas regiões da cidade.
Na próxima semana, a partir de segunda-feira (15), a disponibilização da vacina acontecerá em um ciclo de 12h, sendo: em todas as unidades de saúde de Atibaia, de segunda a sexta, das 7h às 16h; e na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, no Jardim Cerejeiras, também de segunda a sexta, agora das 16h às 19h. Além disso, na quarta-feira (17), das 17h às 22h, uma equipe também disponibilizará a vacina na Feira Noturna de Atibaia, realizada no estacionamento do Centro de Convenções.
Balanço
Segundo dados do IBGE (2016), a população de Atibaia é de 138.449 pessoas. Desde 2007 (período de 10 anos – referência adotada pelos Grupos Regionais de Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado de São Paulo), um total de 118.702 pessoas já foi vacinado no município, o que representa 85,74% da população de Atibaia. Somente em 2017 foram aplicadas 96.546 doses da vacina e, este ano, até o momento, mais 13.465 pessoas foram imunizadas. Vale ressaltar que no período entre 2007 e 2016, um total de 8.691 pessoas havia sido vacinado, número que saltou para 118.702 ao somar as doses de 2017 e 2018 (até o momento).