16 de Janeiro de 2018 | 17h00

Com os Bonecões da Alegria, Carnaval 2018 promete muita diversão

Bloco do Jacaré inicia a folia, no dia 27 de janeiro; Zé Pereira e Caveira vêm em seguida, nos dias 3 e 9 de fevereiro.

Bloco do Jacaré inicia a folia, no dia 27 de janeiro;
Zé Pereira e Caveira vêm em seguida, nos dias 3 e 9 de fevereiro

Vem aí o Carnaval Atibaia 2018, com os Bonecões da Alegria, tradicionais na cidade e que encantam e fazem a folia de crianças e adultos. Com as clássicas marchinhas na Praça da Matriz, o evento, programado pela Prefeitura de Atibaia, promete muita animação para toda a família. Serão quatro dias com o melhor carnaval do interior do Estado. A folia com os bonecões e as marchinhas acontece de 10 a 13 de fevereiro.

ARQUIVO SECOM

Os bonecões têm seu primeiro registro fotográfico por volta de 1915 e, construídos de papel machê e cola, com estrutura de arame e madeira, representam diversas personagens. Nas ruas desfilam figuras de algumas pessoas conhecidas da cidade e, principalmente, de bonecos que fazem alusão às tradicionais Congadas, que são patrimônio cultural-religioso de Atibaia, e também bonecos que remetem à marcante presença da colônia nipônica na cidade.
ARQUIVO SECOM

De acordo com a Secretaria de Cultura e Eventos, o carnaval de bonecões representa uma tradição muito antiga na cidade, além de ser uma cultura bastante difundida em todo o Brasil. Para manter a tradição viva, a Prefeitura promoveu em agosto de 2017, uma oficina de construção e reparo de bonecões, que realizou a manutenção em 54 bonecos e criou 16 novas unidades.
ARQUIVO SECOM

As festividades do Carnaval Atibaia 2018 começam no dia 27 de janeiro, com o Bloco do Jacaré, no Jardim Cerejeiras. O Zé Pereira, onde os homens se vestem de mulher e vice-versa, será no dia 3 de fevereiro, com saída do Alvinópolis em direção ao Centro de Convenções. Já no dia 9 de fevereiro, haverá o Bloco do Caveira, conhecido também como “Caveirão”, que parte da frente do Cemitério da Saudade, no Centro, em direção à Praça da Matriz. No mesmo dia, acontece o Baile da Terceira Idade, no Centro de Convivência da Terceira Idade, no Alvinópolis.
Mais informações na Secretaria de Cultura e Eventos pelo telefone (11) 4412-3287.
Confira a programação completa das festividades do Carnaval 2018 de Atibaia:

27 de janeiro
Bloco do Jacaré
18h à 0h – Praça Guanabara (Av. Prefeito Antônio Júlio de Toledo Garcia Lopes, Cerejeiras)

3 de fevereiro
Zé Pereira
18h – Concentração na Praça do Supermercado Peg Pag Paraíso (Av. Faria Lima, Alvinópolis)
19h30 – Saída do trio elétrico em direção ao Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”
0h – Término

9 de fevereiro
Baile da Terceira Idade
14h às 18h – Centro de Convivência da Terceira Idade (Praça Santo Antonio, nº 79, Alvinópolis)

Bloco do Caveira
22h – Concentração em frente ao Cemitério São João Batista (R. Monsenhor Koli, 206, Centro)
0h – Saída do bloco em direção ao Centro de Convenções e Eventos
2h – Término

10 a 13 de fevereiro
Carnaval na Matriz
14h – Fechamento da Praça da Matriz e som mecânico
15h – Altemar Dutra Jr.
16h – Saída dos Bonecões
17h – Retorno dos Bonecões
19h – Término

Carnaval no Centro de Convenções
19h – Fechamento da Arena e som mecânico
20h – Apresentações de baterias de escolas de samba e blocos
(Dia 10: Bloco do Jacaré e Grêmio Recreativo Escola de Samba do Cerejeiras;
Dia 11: Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Independência;
Dia 12: Bloco Maristela II e Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Esportistas de Atibaia;
Dia 13: Grêmio Recretativo Cultural Escola de Samba Mocidade da Vila)
21h – Banda Show
0h – Término