23 de fevereiro de 2017 | 07h50

Concidati promove sua 77ª reunião ordinária

Encontro do Conselho da Cidade aconteceu no auditório do Fórum Cidadania.

Encontro do Conselho da Cidade aconteceu no auditório do Fórum Cidadania

Na noite de terça-feira (21) aconteceu a 77ª reunião ordinária do Concidati – Conselho da Cidade de Atibaia, no auditório do Fórum Cidadania.

O encontro foi presidido pelo secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Alcides Ribeiro, e contou com a presença de autoridades locais, conselheiros, secretários municipais e demais membros do governo, além de representantes da sociedade civil.

O tema da reunião foi “Financiamento externo para obras de infraestrutura no município de Atibaia, junto à FONPLATA, com foco em três obras: duplicação da Avenida Jerônimo de Camargo, canalização do Córrego Ana Pires e Córrego da Figueira”.

No início do encontro foi feita a aceitação da Ata da reunião anterior e, na sequência, o secretário de Planejamento e Finanças, Fabiano Martins de Oliveira, abordou a busca de recursos pela Prefeitura junto à União e a órgãos financiadores para viabilizar o Programa de Desenvolvimento Urbano do Município de Atibaia, denominado “Moderniza Atibaia”, que visa melhorar a infraestrutura urbana de uma maneira ampla, com investimentos no setor de saneamento, mobilidade e urbanismo, prevenção de alagamentos em bairros estratégicos e obras de pavimentação e revitalização.

O programa conta com recursos oriundos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata – FONPLATA, do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – DADE, da Caixa Econômica Federal – CEF e próprios da Prefeitura da Estância de Atibaia.

De acordo com a proposta, os recursos dos financiamentos pleiteados pela Prefeitura seriam investidos na conclusão de obras já em andamento em Atibaia, além da execução de outras obras de infraestrutura, como a duplicação da Av. Jerônimo de Camargo, canalização do córrego da Figueira (Fases I, II e III) e canalização do córrego Ana Pires.

No último mês de janeiro, o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso, esteve reunido com o coordenador geral de Financiamentos Externos da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Marcelo Moisés de Paula, em Brasília, para solicitar parte dos recursos.
O Concidati
O Conselho da Cidade de Atibaia – Concidati é um órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva e fiscalizador, de caráter permanente, que reúne representantes do Poder Público e da sociedade civil do município.

O objetivo do conselho é propor e discutir diretrizes para a formulação e implementação da política de desenvolvimento urbano e rural, acompanhar e avaliar a sua execução.

A próxima reunião do Concidati está agendada para o dia 4 de abril, às 19h, no auditório do Fórum Cidadania.

Atualização às 09h22