Obra de construção do Hospital Municipal continua evoluindo no Jardim Alvinópolis
24 de julho de 2020 | 14h12

Obra de construção do Hospital Municipal continua evoluindo no Jardim Alvinópolis

Lei determinou que novo equipamento se chamará Hospital Municipal Dr. Vanderlei Sebastião Rocha, em homenagem ao reconhecido médico de Atibaia

A construção do Hospital Municipal de Atibaia segue em andamento no Jardim Alvinópolis. As obras tiveram início em 1º de junho, quando a cidade vivenciou um momento histórico para a saúde com a instalação da pedra fundamental desse novo equipamento público. Desde então, segundo a Secretaria de Obras Públicas, a Prefeitura já concluiu algumas etapas iniciais previstas no projeto, como sondagem do solo e levantamento e confirmação da topografia, entre outras intervenções.

Além disso, o pedido de instalação de água e esgoto provisórios para o canteiro de obras foi feito junto à SAAE, que já providenciou a água e prepara a ligação de esgoto. Também foi registrado pedido de instalação de energia provisória junto à Elektro e, no momento, até a instalação da rede pela concessionária, acontece a instalação do relógio de entrada no terreno.

Ainda conforme a Secretaria de Obras Públicas, o canteiro de obras já está operando, com containers e banheiro; a terraplenagem está em execução, com previsão de término durante o mês de agosto; e as contratações para execução dos serviços estão em fase de otimização do projeto e cotação com empresas especializadas. Já as obras de contenção – próximos serviços em campo – aguardam o avanço da terraplenagem para início.

O prazo de execução das obras é de 18 meses. O terreno, vizinho à Primeira Igreja Batista de Atibaia – PIBA, é da própria Prefeitura, com área total de 10.126,78 m², e a área construída será de 7.826,36 m². Entre as características do hospital previstas no projeto se destacam: a sua capacidade, contando com 125 leitos; a modernidade das instalações, que oferecerão ainda mais qualidade no atendimento oferecido à população; cirurgia de alta complexidade; pronto-atendimento; geradores para funcionamento mesmo em caso de falta de energia elétrica; além do próprio projeto, que comporta ampliações futuras em caso de necessidade.

A Lei nº 4.724/2020, publicada na edição nº 2.221 da Imprensa Oficial Eletrônica da Estância de Atibaia, de 15 de julho, determinou a denominação de “Hospital Municipal Dr. Vanderlei Sebastião Rocha” ao prédio que está sendo construído, em uma homenagem ao renomado médico e ex-vereador de Atibaia, falecido em 2017. O homenageado tem reconhecido legado na área da saúde no município, sobretudo pelo atendimento gratuito oferecido à população, em especial para as comunidades de Caetetuba e Portão, contribuindo para a redução no índice de mortalidade infantil na cidade.

Modo Texto