5 de Maio de 2017 | 07h45

Coordenadoria do Direito Animal incorpora novas atribuições

Abrigo municipal agora é gerido pelo setor, que também ficou responsável pelo socorro de animais abandonados em sofrimento.

Abrigo municipal agora é gerido pelo setor,
que também ficou responsável pelo socorro de animais abandonados em sofrimento

A Coordenadoria do Direito Animal da Prefeitura incorporou atribuições que até então estavam sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.
Agora, a Coordenadoria é o setor do Executivo responsável pela administração do Abrigo Municipal, que tem capacidade para receber cerca de 45 animais, entre cães, gatos e cavalos.
Além disso, a Coordenadoria também passou a ser responsável por prestar socorro a animais abandonados em sofrimento (atropelados ou doentes).

Arquivo/Ilustração

De acordo com a Coordenadoria, quando resgatados esses animais são levados ao Abrigo Municipal para os cuidados do veterinário da Prefeitura. O atendimento telefônico é feito das 8h às 16h pelo número (11) 4414-2334.
As novas atribuições incorporadas pela Coordenadoria não alteram as demais ações realizadas pelo setor, como a campanha de castração, que continuará acontecendo conforme planejamento prévio.
A Coordenadoria lembra que a Prefeitura pretende encaminhar um projeto de lei à Câmara Municipal para que a campanha de castração deixe de ser uma iniciativa sujeita à gestão da Pasta para se tornar um programa de governo, ou seja, com execução anual obrigatória por parte do Executivo.
A proposta da Coordenadoria do Direito Animal é realizar os procedimentos em um centro permanente de castração na nova sede da Pasta (Rua João Lozasso, s/nº, bairro Morumbi), que também abrigará a área administrativa.

Feiras de Adoção
No último sábado, dia 29 de abril, aconteceu mais uma edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e de munícipes, desta vez no bairro Alvinópolis.
Na ocasião, um total de nove animais, sendo duas cadelas, quatro cães e três gatos receberam um novo lar por meio da adoção de munícipes.
Arquivo SECOM

A próxima ação acontecerá neste sábado (6), na Praça do Coreto (em frente ao Mercado Municipal), no Centro, das 9h às 13h.
No local, os organizadores do evento e voluntários também realizarão um trabalho educacional, esclarecendo dúvidas e oferecendo orientações aos munícipes sobre guarda responsável, vacinas, castração, entre outros assuntos.